Hoje é 19 de setembro de 2024 14:00

Preço da cesta básica pode sofrer variação de até 351,76%, segundo Procon Goiânia

Pesquisa foi realizada com 30 itens em nove estabelecimentos comerciais e apontou que o tomate tem maior diferença de preço
Pesquisa avaliou produtos como tomate, café, banana, batata, arroz, pão francês, farinha de mandioca, em nove estabelecimentos comerciais da capital | Foto: Divulgação

O Programa de Defesa do Consumidor de Goiânia realizou uma pesquisa que aponta variação de até 351,76% no preço da cesta básica. O levantamento foi realizado entre os dias 24 e 26 de julho de 2023 com 30 itens e em nove estabelecimentos comerciais da capital.

De acordo com a pesquisa, as cinco maiores variações estão entre 351,76% e 120,12%, com destaque para a banana prata, que varia de R$ 1,99 a R$ 8,99. 

Já o tomate saladete teve variação de 220,45%, podendo ser encontrado de R$ 3,96 a R$ 12,69, e o pão francês registrou variação de 120,12%, de R$ 9,99 a R$ 21,99.

Com a pesquisa, o consumidor que realizar compra pelo menor preço desses produtos terá despesa de R$ 20,42. Já se fizer compras com o maior valor, terá que arcar com R$ 56,65. Sendo assim, se utilizar a pesquisa do Procon como base para suas compras, poderá economizar R$ 36,23 apenas nesses cinco itens e ter economia considerável ao final de toda lista.

Já as cinco menores variações estão entre 24,91% e 18,97%. Com destaque para o café de 500 gramas que teve a menor variação de 18,97, podendo ser encontrado de R$ 18,45 a R$ 21,95.

Em relação às cinco menores variações, considerando o menor preço, o consumidor terá despesa de R$ 61,27. Já se ele efetuar a compra, e se deparar com o maior preço, sua despesa será de R$ 74,41. Utilizando a pesquisa como base para suas compras, o consumidor poderá economizar R$ 13,14 apenas nos cinco itens listados.

De acordo com o Procon Municipal, o levantamento busca informar e alertar o consumidor quanto às variações de preços de alguns produtos, além de detalhar o gasto mensal que um trabalhador teria para comprá-los.

“O objetivo desta pesquisa é auxiliar o consumidor, no momento da compra, possibilitando melhor planejamento e maior economia. A pesquisa, assim, revela variações porcentuais entre produtos da mesma marca, oferecendo referência ao consumidor por meio de preços médios obtidos na amostra”, destaca o presidente do Procon Goiânia, Júnior Café.

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