O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), assinou, em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (23/8), no aeródromo da capital, o decreto que regula e concede benefícios fiscais para o Polo Aeronáutico de Goiânia, A medida visa atrair novas empresas e garantir maior competitividade para o setor, que é o segundo maior polo aeronáutico do país.
“O nosso objetivo é atrair mais empresas para Goiânia, gerando emprego e renda para a população. As empresas aeronáuticas têm uma grande capacidade de prestação de serviço e hoje Goiânia é o segundo maior polo aeroviário do país. Nós estamos investindo na competitividade do setor a nível nacional”, afirma Rogério Cruz.
A iniciativa tem como ponto chave, a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS), que passa de 5% para 2% para as empresas instaladas no polo.
Segundo Rivas Rezende da Costa, diretor de infraestrutura do Aeródromo, a concessão de incentivos historicamente tem desenvolvido os municípios goianos, mas a capital ainda não tinha apresentado um projeto nesse sentido.
“Empresas que estão em aeroportos próximos, por conta desse incentivo, certamente virão pra cá. E isso vai fazer com que os impostos que estavam sendo pagos em outros municípios sejam destinados a capital. Isso significa geração de mais empregos, uma vez que é um setor que agrega um grande número de empresas agregadas”, analisa Rivas Rezende.
O diretor destacou ainda a sensibilidade e a capacidade de diálogo de Rogério Cruz, afirmando que foi surpreendido positivamente com a disposição do prefeito em elencar uma solução para as demandas do setor.
“O prefeito se mostrou sensível quando levamos a demanda há cerca de 90 dias. Ele prometeu pra gente há trinta dias que iria assinar o decreto e pra nossa surpresa na semana passada ele falou que iria marcar a data e que fazia questão que fosse no aeródromo”, Comentou Rivas.
Com o decreto, o ambiente ficará propício para a expansão da indústria da aviação, incluindo apoio para a instalação de fábricas de aeronaves para aviação geral e agronegócio, indústria de peças aeronáuticas, tecnologia e pesquisas no setor, centro de manutenção de aeronaves e aviônica, comércio e distribuição de peças, entre outros.
O documento prevê também a instalação de escolas de formação de pilotos, assessoria em documentação aeronáutica, serviços de logística e armazenagem e até mesmo espaços para feiras e eventos do setor aeronáutico e de agronegócio.
De acordo com o diretor comercial da Brasil Vida Táxi Aéreo, Daniel Henrique, presente na solenidade, o decreto torna as empresas instaladas em Goiânia mais competitivas no mercado nacional, com capacidade para competir com o interior de São Paulo, atualmente o maior polo aeroviário do Brasil.
“Rogério Cruz deixa um legado para a aviação de Goiânia. Hoje nós somos um polo que já é referência internacional na manutenção de aeronaves. Somos o segundo maior polo do Brasil. Reduzindo a tributação fiscal, traz visibilidade ao mercado de Goiânia e competitividade com o interior de São Paulo”, afirma o empresário.
Infraestrutura beneficia à região
O prefeito concluiu durante a cerimônia, destacando ainda que o município investiu em infraestrutura da região para atender não apenas o polo aeroviário, mas todas as empresas instaladas no local.
“Semana passada nós entregamos a Alameda Córrego Fundo, que faz uma ligação importantíssima com a região Noroeste da Capital. Investimos em asfalto novo, em iluminação de LED, tudo para dar condições para que não somente o aeródromo, mas para que todas as empresas da região se beneficiem da qualidade do serviço prestado pela prefeitura”, disse Rogério Cruz.