O número de mortos no acidente ocorrido na BR-116, em Teófilo Otoni (MG), subiu para 41, segundo informações divulgadas na manhã desta segunda-feira (23/12), pela Polícia Civil de Minas Gerais. O caso aconteceu na madrugada de sábado (21/12), no km 285, envolvendo um ônibus, um carro de passeio e uma carreta com bloco de granito. A colisão ocorreu por volta das 3h30 e deixou várias vítimas, cujos corpos foram levados ao Instituto Médico Legal em Belo Horizonte.
Até o momento, 12 vítimas foram identificadas, incluindo sete homens, um adolescente de 12 anos e quatro mulheres. Dois corpos já foram liberados às famílias, e as demais identificações seguem em andamento. Não há informações sobre a divulgação de uma lista oficial com os nomes reconhecidos. A perícia investiga se todas as vítimas eram ocupantes do ônibus.
O motorista da carreta, suspeito de causar o acidente, está com a carteira de habilitação suspensa há dois anos e é considerado foragido. A Polícia Civil ainda não divulgou sua identidade ou foto, pois as buscas continuam. A linha de investigação principal aponta que a pedra de granito transportada se soltou, contribuindo para o acidente.
Notas fiscais indicam que a carga saiu do Ceará e tinha como destino o Espírito Santo. A Polícia Civil apura se houve excesso de peso no transporte, o que pode ter causado o desprendimento do bloco de granito. A perícia segue realizando levantamentos para confirmar as circunstâncias que levaram à tragédia.
“Determinei a mobilização total do governo de Minas Gerais no atendimento às vítimas e suporte aos familiares. Imediatamente, coloquei as aeronaves do Gabinete Militar do Governador à disposição para fazer o deslocamento das equipes de Trabalho e Apoio”, manifestou por meio de nota o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
O presidente Lula também se solidarizou com as famílias das vítimas deste acidente. “Lamento imensamente e envio minhas orações aos familiares das vítimas fatais do acidente em Teófilo Otoni, Minas Gerais. Rezo pela recuperação dos sobreviventes dessa terrível tragédia. A Polícia Rodoviária Federal está no local do acidente, e o governo federal se coloca à disposição da prefeitura de Teófilo Otoni e do governo de Minas Gerais para tudo o que for necessário”, escreveu em seu perfil no X (Antigo Twitter).