A cidade de Anápolis, pioneira na vacinação contra a Covid-19, celebrou nesta semana o terceiro aniversário da aplicação da primeira dose. Maria Conceição da Silva, 76 anos, foi a primeira pessoa em Goiás a receber o imunizante em uma cerimônia liderada pelo governador Ronaldo Caiado, que aplicou a vacina na idosa, na ocasião, ao lado do prefeito Roberto Naves, destacando o comprometimento das autoridades com o enfrentamento da pandemia.
Dona Maria, hoje saudável, faz um apelo às pessoas que ainda resistem à vacinação. “Procurem os postos e tomem a vacina, porque ela significa saúde. Não percam suas vidas por falta da dose para não se arrependerem, porque depois pode ser tarde demais”, frisou.
À imprensa, o prefeito Roberto Naves, ressaltou a importância deste marco histórico, e enfatizou o orgulho de ter imunizado a primeira pessoa no estado. “Completamos hoje mais um ano desde que a primeira pessoa foi vacinada do Estado de Goiás. Temos muito orgulho de fazer parte dessa história e de termos imunizado a Dona Maria Conceição. Outra fonte de alegria para nós é saber que essa doença não é mais classificada como uma emergência de saúde pública. No entanto, é reconfortante observar que a população continua buscando medidas de proteção”, comentou.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Mirlene Garcia, se emociona ao relembrar de todo o processo de vacinação. “Essa data nos traz uma mistura de sentimentos, de relembrar tudo que vivenciamos durante o período da pandemia e antes do processo da chegada da vacina. Da dedicação das nossas equipes, dos nossos profissionais para que essa realidade pudesse acontecer. E aí reforçamos a importância d o processo de vacinação como medida de proteção e uma proteção eficaz para as nossas famílias e para a nossa comunidade.”
Na época, Maria Conceição era uma das idosas que moravam no Abrigo dos Velhos Professor Nicephoro Pereira da Silva, que como forma de celebrar a data, recebeu nesta quinta-feira, 18, a visita de uma equipe da Secretaria de Saúde, que aplicou nos presentes o reforço do imunizante bivalente.
Além disso, a Prefeitura de Anápolis adotou diversas ações proativas para conter a disseminação do vírus. Destaque para o “Zap do Coronavírus”, que fornecia informações à população, e a transformação de cinco unidades de saúde em locais de referência para o tratamento da doença. O município também se destacou com 93 leitos de UTI exclusivos para os anapolinos, reforçando a infraestrutura para enfrentar a alta, média e baixa complexidade da doença.