Hoje é 21 de fevereiro de 2024 11:25
Hoje é 21 de fevereiro de 2024 11:25

Anápolis celebra três anos desde aplicação da primeira vacina contra a Covid-19

O governador Ronaldo Caiado administrou a dose do imunizante em uma idosa que morava em um abrigo da cidade ao lado do prefeito Roberto Naves
Único médico governador, Ronaldo Caiado esteve na cidade no dia 18 de janeiro de 2021 // Foto: Ascom Casa Civil de Goiás

A cidade de Anápolis, pioneira na vacinação contra a Covid-19, celebrou nesta semana o terceiro aniversário da aplicação da primeira dose. Maria Conceição da Silva, 76 anos, foi a primeira pessoa em Goiás a receber o imunizante em uma cerimônia liderada pelo governador Ronaldo Caiado, que aplicou a vacina na idosa, na ocasião, ao lado do prefeito Roberto Naves, destacando o comprometimento das autoridades com o enfrentamento da pandemia.

Dona Maria, hoje saudável, faz um apelo às pessoas que ainda resistem à vacinação. “Procurem os postos e tomem a vacina, porque ela significa saúde. Não percam suas vidas por falta da dose para não se arrependerem, porque depois pode ser tarde demais”, frisou.

À imprensa, o prefeito Roberto Naves, ressaltou a importância deste marco histórico, e enfatizou o orgulho de ter imunizado a primeira pessoa no estado. “Completamos hoje mais um ano desde que a primeira pessoa foi vacinada do Estado de Goiás. Temos muito orgulho de fazer parte dessa história e de termos imunizado a Dona Maria Conceição. Outra fonte de alegria para nós é saber que essa doença não é mais classificada como uma emergência de saúde pública. No entanto, é reconfortante observar que a população continua buscando medidas de proteção”, comentou.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Mirlene Garcia, se emociona ao relembrar de todo o processo de vacinação. “Essa data nos traz uma mistura de sentimentos, de relembrar tudo que vivenciamos durante o período da pandemia e antes do processo da chegada da vacina. Da dedicação das nossas equipes, dos nossos profissionais para que essa realidade pudesse acontecer. E aí reforçamos a importância d o processo de vacinação como medida de proteção e uma proteção eficaz para as nossas famílias e para a nossa comunidade.” 

Na época, Maria Conceição era uma das idosas que moravam no Abrigo dos Velhos Professor Nicephoro Pereira da Silva, que como forma de celebrar a data, recebeu nesta quinta-feira, 18, a visita de uma equipe da Secretaria de Saúde, que aplicou nos presentes o reforço do imunizante bivalente.

Além disso, a Prefeitura de Anápolis adotou diversas ações proativas para conter a disseminação do vírus. Destaque para o “Zap do Coronavírus”, que fornecia informações à população, e a transformação de cinco unidades de saúde em locais de referência para o tratamento da doença. O município também se destacou com 93 leitos de UTI exclusivos para os anapolinos, reforçando a infraestrutura para enfrentar a alta, média e baixa complexidade da doença.

Compartilhar em:

Notícias em alta