Hoje é 21 de fevereiro de 2024 12:51
Hoje é 21 de fevereiro de 2024 12:51

Aparecida de Goiânia ampliará atendimento de crianças com autismo em nova clínica especializada

Com previsão de inauguração em 60 dias, a unidade atenderá uma média de 120 a 500 pacientes regulados pelo SUS em espaço sediado próximo ao CAIS do Jardim Nova Era
A nova unidade será financiada por uma emenda de R$ 1,5 milhão do senador Jorge Kajuru // Fotos: Jhonney Macena

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia realizou cerimônia na tarde desta terça-feira, dia 27, para assinatura de um termo de colaboração com a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) que tem por objetivo a criação de uma unidade especializada no atendimento precoce a crianças com autismo no município. Destinada a pacientes de 1 a 6 anos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a nova unidade será financiada por uma emenda de R$ 1,5 milhão do senador Jorge Kajuru.

O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, detalhou o funcionamento da unidade, que oferecerá tratamento intensivo a 120 pacientes, podendo chegar a 500, atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é iniciar as atividades em 60 dias, no bairro Jardim Nova Era. “Nós já ofertávamos tratamento para TEA no Amag e no Caps, mas agora teremos uma unidade em um prédio de 2 mil metros quadrados para atender ainda mais crianças encaminhadas pela nossa Regulação. O TEA não tem cura, mas o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de práticas para estimular a independência dessas crianças”, destacou.

O prefeito Vilmar Mariano agradeceu ao senador pela emenda e pela iniciativa, e também confidenciou sua experiência como avô de uma criança com autismo. “Eu e a minha esposa Sulnara somos avós de uma criança com autismo e sei da realidade das famílias que buscam tratamento. Não é fácil. Mas, também, como avô, sei do potencial que elas têm, principalmente quando existe intervenção profissional adequada. Tenho orgulho do que estamos construindo para as demais famílias da nossa cidade. Elas terão acesso ao melhor tratamento”, declarou.

O maior e melhor instituto especializado no tratamento de autismo de Goiás

O senador Kajuru elogiou a administração pública de Aparecida e assegurou seu comprometimento com a causa, elogiando a eficiência na aplicação dos recursos e anunciando o apoio contínuo à gestão atual. “A Prefeitura de Aparecida sempre cumpriu tudo que estabelecemos, aplicando corretamente todos os recursos enviados de forma eficiente. E, agora, a cidade terá o maior e melhor instituto especializado no tratamento de crianças com autismo de Goiás”, comemorou.

Lucas Paula da Silva, superintendente Executivo da Agir, ressaltou o compromisso da instituição com o projeto, destacando a oferta de 40 terapias semanais para as crianças e suas famílias. Ele enfatizou que, embora o TEA não tenha cura, o diagnóstico precoce possibilita práticas para estimular a independência promovendo a inclusão.

Letícia Amaral, representante do coletivo Mães em Movimento Pelo Autismo, elogiou a rapidez da implantação da instituição, expressando a satisfação com o comprometimento da cidade em atender às necessidades das crianças com autismo.

A solenidade contou com a presença de diversos representantes do Legislativo e Executivo municipal, além de membros da sociedade civil, incluindo o deputado estadual Veter Martins, o vereador Isaac Martins, a vereadora Camila Rosa, o promotor de Justiça Reuder Cavalcante e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana.

Compartilhar em:

Notícias em alta