Um dos maiores sinos do mundo, batizado de Vox Patris, inicia nesta semana sua jornada de mais de 10 mil quilômetros rumo à Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. Produzido na Polônia, o sino de 55 toneladas e quatro metros de altura foi entregue pela fabricante no último domingo (23/3). Ele embarca para o Brasil no dia 5 de abril, com chegada prevista para o dia 10 de maio no Porto de Santos, em São Paulo.
A peregrinação do sino será marcada por celebrações religiosas em diferentes cidades do Brasil. A primeira parada ocorre em Santos, onde o sino permanecerá entre os dias 11 e 14 de maio para uma missa especial. Em seguida, será transportado para Belo Horizonte, onde ficará entre os dias 17 e 20 de maio no Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis. A terceira parada será em Brasília, com missa na Praça dos Três Poderes entre os dias 21 e 24 de maio. Finalmente, entre 26 e 28 de maio, o sino será recebido com uma grande celebração no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade.
“A programação começa no dia 23 às 14 horas, no horário polonês, 10 da manhã no horário do Brasil, quando vamos celebrar uma despedida do Vox Patris para que ele possa começar a sua peregrinação até Trindade”, disse o reitor da basílica, padre Marco Aurélio.
A nova Basílica do Divino Pai Eterno, em construção desde 2012, terá um espaço especial para o sino, que integrará futuramente o Museu Vox Patris. O local contará com recursos multimídia para contar a história da romaria e da devoção ao Divino Pai Eterno. Enquanto o campanário não fica pronto, o sino será exposto em um espaço interativo para que fiéis possam conhecê-lo durante a Romaria 2025.
A chegada do Vox Patris também representa um impulso para o turismo religioso em Trindade. O prefeito da cidade, Marden Júnior, enfatizou a importância do sino.
“Estamos vivendo um capítulo marcante na história de Trindade e do nosso país. A chegada do Vox Patris é resultado de um trabalho intenso, que exigiu articulação, persistência e apoio de diversas esferas do poder público”. Ele também destacou que a nova atração religiosa ajudará a movimentar a economia e gerar oportunidades para a população local.
A Romaria do Divino Pai Eterno, que ocorre anualmente entre junho e julho, deve atrair cerca de 3 milhões de fiéis em 2025. O evento é considerado a maior peregrinação do mundo em devoção à Santíssima Trindade, e a chegada do Vox Patris promete tornar a celebração ainda mais especial.
“Esse sino se tornará um ícone para Goiás, para o Brasil e para o mundo”, concluiu o prefeito.
Artefato religioso conta a história da festa do Divino Pai Eterno

O sino Vox Patris é decorado com gravuras e ornamentos que retratam a história da Romaria do Divino Pai Eterno e da Santíssima Trindade, um evento que começou em 1840 e hoje atrai milhões de fiéis. A arte que decora a peça foi criada pelo artista plástico goiano Silvio Morais, de 52 anos, que colocou sua marca na obra ao ilustrar momentos históricos da devoção religiosa.
“Eu criei algumas cenas que contavam esses detalhes: quando eles encontraram a medalha, quando levaram ela para casa e fizeram um altarzinho, até a construção da primeira capelinha, da atual Basílica e da nova que está sendo erguida”, explicou Morais sobre o significado das imagens que adornam o sino.
O trabalho de Morais é composto por quatro cenas de cada lado do sino, totalizando oito obras que representam a trajetória de fé da cidade e de sua população. O artista também se preocupou em dar uma identidade regional à obra, incorporando elementos da cultura goiana e do Cerrado.
“Eu gostaria de trazer elementos da nossa região, para que o sino não fosse apenas uma obra de fundição europeia, mas que trouxesse uma mensagem localizada, bem da nossa cultura”, declarou.
O Vox Patris, além de representar a história religiosa de Goiás, também marca a concretização de um sonho para Morais, que celebra a eternização de sua arte.
“Assim como vai ecoar a voz do sino, o Vox Patris, a minha arte também ecoará junto a ele”, finalizou o artista, emocionado com a oportunidade de deixar sua marca na história da cidade de Trindade.