Hoje é 22 de fevereiro de 2024 05:18
Hoje é 22 de fevereiro de 2024 05:18

Bolsonarista Fred Rodrigues perde mandato de deputado estadual

Político, que concedeu título de Cidadão Goiano a Jair Bolsonaro, em agosto, teve o registro de candidatura indeferido porque não prestou, a tempo, as contas da campanha dele a vereador em Goiânia na eleição de 2020
Fred Rodrigues teve 42.784 votos, sendo o mais votado de Goiânia e 8° no geral em todo o estado de Goiás // Fotos: Alego/Arquivo

O deputado estadual Fred Rodrigues, do partido Democracia Cristã (DC), teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral. A decisão pela cassação foi finalizada na sexta-feira (15/12), durante julgamento pelo Plenário Virtual da instância máxima da Justiça Eleitoral brasileira.

Por unanimidade, os sete ministros da corte votaram pelo provimento da ação protocolada pelo Ministério Público Eleitoral contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO), anulando o registro de candidatura de Fred, na eleição do ano passado.

Em 2022, Fred Rodrigues teve 42.784 votos para sua eleição de deputado. Bolsonarista, ele foi o mais votado de Goiânia e 8° no geral. Em agosto Fred Rodrigues concedeu o título de Cidadão Goiano ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ação gira em torno do indeferimento da candidatura a deputado de Fred pela não prestação, a tempo previsto na lei, de contas referente à eleição de 2020, quando ele concorreu a uma vaga na Câmara Municipal de Goiânia e não conseguiu se eleger. Essas contas não foram apresentadas no ano seguinte, em 2021, porém fora do prazo determinado na Lei Eleitoral. Por isso, ficou como não prestadas. Diante disso, ele teve o registro de candidatura a deputado negado, mas conseguiu reverter a decisão desfavorável no TRE/GO.

O recurso no TSE foi relatado pela ministra Carmem Lúcia. O ministro Nunes Marques chegou a pedir vista do processo, mas o devolveu logo depois. Nunes Marques acompanhou o relatório de Carmem Lúcia, que acompanhou as razões do Ministério Público Eleitoral anteriormente rejeitadas pelo TRE/GO.

Quem vai substituir Fred na Alego é o ex-prefeito de Luziânia Cristóvão Tormin, do Partido Renovação Democrática (PRD). Com dança de cadeiras, agora a bancada do Entorno do Distrito Federal na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aumentou para seis parlamentares.

Compartilhar em:

Notícias em alta