Hoje é 18 de junho de 2024 07:07
Hoje é 18 de junho de 2024 07:07

Brasileiros repatriados de Gaza estão a caminho do Brasil e serão recebidos por Lula

Grupo de 32 pessoas decolou hoje do Cairo, Egito, às 6h50 (horário de Brasília), após ficar durante quase um mês no sul de Gaza aguardando libertação; previsão é que aeronave pouse na Base Aérea de Brasília às 23h30min
Grupo a caminho do país tem 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos // Foto: Itamtary/Gov

O avião VC-2 (Embraer 190), cedido pela Presidência da República para atuar na Operação Voltando em Paz, decolou na manhã desta segunda-feira (13/11) do Cairo, no Egito, com 32 repatriados, e está a caminho do Brasil. O governo federal já tem uma operação de acolhimento pronta para receber os brasileiros e seus familiares palestinos que deixaram a Faixa de Gaza.

Antes, a aeronave fará uma parada técnica em Las Palmas, uma das Ilhas Canárias espanholas no noroeste de África, e, em seguida, já no território brasileiro, fará outra na Base Aérea do Recife, de onde decola para a Base Aérea de Brasília, com previsão de chegada às 23h30min.

O grupo a caminho do país tem 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos. Dos 32 repatriados, 17 são crianças, nove mulheres e seis homens.

Os repatriados receberão apoio psicológico, cuidados médicos e imunização e terão um período de repouso em Brasília, em alojamento da Força Aérea Brasileira, antes de seguir para outras cidades brasileiras.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde está sendo mobilizada para oferecer aos repatriados os cuidados de saúde necessários logo que chegarem a Brasília. A oferta, no momento da recepção, envolve cuidados psicológicos e clínicos, incluindo urgências e emergências que possam surgir.

“A equipe será formada por cinco profissionais da saúde: um médico, um enfermeiro e três psicólogos. Além disso, será disponibilizada uma ambulância do Samu/DF, tipo UTI móvel, com médico e enfermeiro, se houver necessidade de atendimento especializado em unidade da rede de saúde”, explicou a pasta, em resposta à Agência Brasil. (Com informações da Agência Brasil)

Lula confirma que receberá repatriados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que vai receber na noite desta segunda-feira (13/11) os 32 brasileiros e familiares que foram repatriados do sul da Faixa de Gaza e que devem chegar na Base Aérea de Brasília.

“A segunda-feira começa com muito trabalho, reunião com ministros e à noite vou receber os brasileiros e parentes palestinos que chegam ao Brasil de Gaza”, afirmou o mandatário nas redes sociais.

O presidente e o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, mantiveram contatos com as autoridades de Israel, Egito e Palestina para garantir a libertação do grupo que ficou durante quase um mês no sul de Gaza. Os brasileiros e seus parentes decolaram hoje do Cairo, no Egito, às 6h50 (horário de Brasília), em uma aeronave da Presidência.

Segundo o Ministério de Justiça, os repatriados ficarão, a partir de hoje e durante 2 dias, em um alojamento da Força Aérea Brasileira em Brasília e vão receber “refugio” e carteira de trabalho para permanecer no Brasil.

Este é o décimo voo da Operação Voltando em Paz, do governo federal, que cumpre mais uma missão de repatriação em áreas de conflito no Oriente Médio. A aeronave VC-2, cedida pela Presidência da República, está há quase um mês no Egito para o resgate dos repatriados oriundos da Faixa de Gaza. Os outros voos partiram de Tel Aviv, em Israel, e de Amã, na Jordânia, com brasileiros que estavam no território palestino da Cisjordânia.

O Ministério de Relações Exteriores informou ainda que já está trabalhando para repatriar uma segunda leva de 50 brasileiros que pediram para sair da região em conflito.

Compartilhar em:

Notícias em alta