Hoje é 4 de abril de 2025 20:44

Caiado aponta redução da criminalidade em Goiás como exemplo ao país

Ao lançar pré-candidatura a presidente, em Salvador, governador afirmou que devolveu a segurança a Goiás com a política de tolerância zero com o crime
Ronaldo Caiado lança, na Bahia, pré-candidatura à Presidência com discurso contra violência: governador goiano aposta na alta aprovação local para se tornar alternativa da centro-direita em 2026 // Fotos: Reprodução

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), apontou, nesta sexta-feira (4/4), em Salvador, avanços na segurança pública, durante seus seis anos de Governo no estado, como exemplo de política a ser replicada no país. O tema foi citado por ele várias vezes no discurso de lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República, no Centro de Convenções da capital baiana, na presença de correligionários e lideranças políticas de diversos estados.

“Goiás tinha as quatro cidades mais violentas do Brasil quando Caiado assumiu o governo. E foi naquela hora, na frente da minha tropa, na posse para governador de estado, que eu disse o primeiro mandamento do governador Ronaldo Caiado: ou o bandido muda de profissão ou o bandido muda de estado”, disse o governador e agora pré-candidato à Presidência.

O lançamento da pré-candidatura contou com presença de lideranças do partido União Brasil, incluindo o senador Sergio Moro, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e ex-prefeito ACM Neto, vice-presidente nacional da sigla. Também prestigiaram o evento mais de uma centena de prefeitos e deputados goianos, incluindo o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, e lideranças de outras siglas, como Paulinho da Força, presidente do partido Solidariedade, e o senador goiano Vanderlan Cardoso (PSD).

“No estado democrático de direito, quando se tem segurança púbica, se tem gestão plena, ela deve ser analisada de forma transversal. Quando eu assumi o governo, Goiás era a disneilândia dos bandidos, rouba-se pra todo lado, corrompia-se pra todo lado, ninguém tinha paz, ninguém tinha sossego, no setor urbano ou no setor rural, as facções tomavam conta”, discursou Caiado, que ainda disse que em Goiás não há invasão de terras.

“Lá em Goiás, não tem negócio de Abril Vermelho, lá é abril verde e amarelo e ninguém se atreve a invadir propriedade no nosso estado de Goiás. É a segurança plena pro trabalhador levantar de madrugada e ir pro ponto de ônibus e não vai ser assaltado, não vai ser humilhado”, acrescentou.

“Sei da minha responsabilidade, sei da força das nossas polícias estaduais. E se eu chegar à Presidência da República, podem ter certeza que bandido vai ser na cadeia ou fora do Brasil, porque aqui ele não vai incomodar mais ninguém”, discursou, ao dizer que o país precisa de um governante “que não amarela, que não se ajoelha pra bandidagem”.

Governador deve intensificar visitas ao Nordeste

Governador com a maior aprovação do país – de 86%, em levantamento divulgado em fevereiro pela Quaest – Caiado pretende apresentar ao Brasil os excelentes resultados de sua gestão em Goiás após promover um forte ajuste nas finanças do Estado. A aprovação recorde do gestor goiano ocorre, sobretudo, por avanços nas principais áreas de atuação, como segurança pública, educação, saúde e programas sociais.

A baixa projeção nacional, porém, é o maior desafio de sua campanha. Com um estado de 7 milhões de habitantes, o governador já traça um roteiro para ganhar visibilidade: após o lançamento no Nordeste, Caiado pretende percorrer os estados do Sul e Sudeste.

“Nosso objetivo aqui é lançar essa prévia à população brasileira. Essa foi a decisão do União Brasil: caminhar com tempo para que as pessoas conheçam nosso trabalho. Quem conhece o governo de Caiado, vota em Caiado”, declarou o governador goiano, que ainda depende de um posicionamento formal da direção nacional do União Brasil sobre sua pré-candidatura.

Após o lançamento da pré-candidatura na capital baiana, Caiado deve percorrer o país para fortalecer seu nome na disputa pelo Palácio do Planalto em 2026. O governador de Goiás seguirá com as próximas agendas nos demais estados do Nordeste. Posteriormente, vai percorrer os estados do Sul e do Sudeste.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta