Hoje é 18 de janeiro de 2025 20:11

Caiado convoca prefeitos para mutirão contra a dengue em Goiás

Estado contabiliza mais de 1.100 casos confirmados somente neste ano; circulação do sorotipo 3 da doença em algumas cidades preocupa autoridades
Governador Ronaldo Caiado e auxiliares durante reunião com prefeitos, autoridades e profissionais da área de saúde com o objetivo de intensificar o combate à dengue no estado // Fotos: Romullo Carvalho e Wesley Costa

O governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, convocaram prefeitos de todo o estado, nesta sexta-feira (17/01), para um mutirão contra a dengue. Por videoconferência, Caiado reforçou a necessidade de os municípios intensificarem a limpeza urbana, a vacinação e o combate aos criadouros do mosquito transmissor. Neste ano, Goiás já registrou 1.124 casos da doença, com seis óbitos sob investigação.

“Que todos os prefeitos e agentes comunitários de saúde estejam visitando casa por casa. Seremos um verdadeiro exército realizando um mutirão para reduzir a incidência dessa doença”, afirmou Caiado. Ele também enfatizou que as mortes por dengue podem ser evitadas, destacando o acompanhamento das ações em todos os 246 municípios.

A primeira-dama Gracinha Caiado ressaltou que o descarte correto do lixo é fundamental para evitar a proliferação do mosquito. “Esse problema exige a atenção de todos. Precisamos ampliar as equipes de agentes e atuar em todo o município. O descarte inadequado de resíduos é o maior causador da dengue, e é necessário um esforço concentrado nessa área”, explicou.

Carlão da Fox, presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), reforçou a importância da campanha. “A limpeza das ruas, dos lotes e de locais propícios à criação do mosquito é indispensável. Será uma força-tarefa com todos comprometidos nessa obrigação”, pontuou.

Leandro Vilela, prefeito de Aparecida de Goiânia, também destacou os avanços obtidos. “No início do mutirão de limpeza, identificamos sete locais de descarte irregular de lixo. Seguimos avançando com as ações de roçagem e investigações para mitigar os efeitos dessa crise”, afirmou.

Sorotipo 3 aumenta risco de infecção

A Secretaria Estadual de Saúde alertou para o aumento do risco de contaminação pelo sorotipo 3 da dengue, que voltou a circular no estado e já foi detectado em Rio Verde, Anápolis e Goiatuba.

“A população está altamente vulnerável ao sorotipo 3, e esse é um grande perigo. Não podemos relaxar”, alertou Rasível dos Reis Santos Júnior, titular da pasta, durante o encontro.

Atualmente, 16 cidades de Goiás estão em estado de alerta devido à alta incidência da doença. O governo estadual reforçará o monitoramento, as ações de controle e a capacitação de servidores, oferecendo suporte técnico às prefeituras. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros também participam da iniciativa.

Chuvas – O governador Ronaldo Caiado mencionou que um gabinete de crise segue monitorando as chuvas em tempo real. A estrutura está pronta para ações emergenciais, como liberação de acessos, recuperação de vias e pontes, além de prestar suporte técnico aos prefeitos. Essas medidas integram a Operação Goiás Alerta e Solidário, lançada em outubro de 2024.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta