Hoje é 22 de novembro de 2024 21:17

Caiado destaca efetividade do trabalho da Polícia Civil de Goiás

Governador cita crescimento do número de operações policiais e lembra que Goiás é um dos estados que mais elucidam crimes no país
Governador Ronaldo Caiado discursa no 1º Congresso Jurídico de Delegados de Polícia do Centro-Oeste: “Temos trabalhado no sentido de dar segurança plena ao cidadão” // Fotos: Romullo Carvalho e André Saddi

O governador Ronaldo Caiado enalteceu, nesta sexta-feira (22/11), a eficácia do trabalho investigativo da Polícia Civil de Goiás (PCGO) ao discursar no 1º Congresso Jurídico de Delegados de Polícia do Centro-Oeste, ocorrido em Goiânia. O evento é organizado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás (Sindepol).

Acompanhado da coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, e do secretário de Segurança Pública, Renato Brum, Caiado esteve presente no segundo dia da programação.

“Goiás possui um dos maiores índices de resolução de crimes no Brasil, 86%, mais que o dobro da média nacional”, mencionou o chefe do Executivo. Ele também frisou que, de janeiro a setembro deste ano, o número de operações policiais cresceu 43,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Na ocasião, Caiado também ressaltou o empenho do Governo de Goiás em fortalecer o efetivo da PCGO. Em janeiro deste ano, foram empossados 40 delegados, 430 agentes, 273 escrivães de polícia e 56 papiloscopistas.

“Estamos atuando para garantir segurança integral ao cidadão”, declarou.

O governador voltou a criticar o projeto de implantação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) no formato proposto pelo Governo Federal.

“Nada evolui no enfrentamento à criminalidade, mas há um único propósito: criar regras vinculantes para as polícias estaduais, retirando prerrogativas dos governadores”, afirmou.

Segundo Caiado, o enfrentamento ao crime organizado deve ser a prioridade da segurança pública nos próximos anos.

“Ou abandonamos a postura de omissão, ou vamos entregar um país de dimensões continentais como o Brasil nas mãos de organizações criminosas”, enfatizou.

Em Goiás você pode sair com o seu relógio na rua’, diz desembargadora de SP

Iniciado na quinta-feira (21/11), o Congresso organizado pelo Sindepol reune 200 delegados de polícia, além de juristas e políticos convidados. Adriano Costa, presidente do Sindepol-GO e do evento, enfatizou que o propósito foi discutir soluções e aprimoramentos no combate ao crime.

“Trouxemos palestrantes de nível nacional e internacional para oferecer um panorama aprofundado do cenário criminal no Brasil e no mundo”, afirmou.

Entre os convidados, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ivana David (na foto cumprimentando Caiado), destacou a relevância de estabelecer uma agenda comum entre os entes federados, respeitando as particularidades regionais.

“Goiás é um estado onde tudo funciona muito bem, onde você pode andar na rua com seu relógio. Com essa troca de experiências e debates, podemos construir um país mais ético”, valorizou.

Entre os temas abordados, estão a estruturação de organizações criminosas, os crimes virtuais e as ferramentas para investigação de delitos cibernéticos.

“O Estado criou o Departamento de Crimes Cibernéticos e reforçou a área de inteligência. Apenas ontem, foram mais de 50 prisões realizadas pela operação da Deic (Delegacia Estadual de Investigações Criminais) contra fraudes eletrônicas”, mencionou André Ganga, delegado-geral da Polícia Civil de Goiás.

“A Polícia Civil tem dificultado a atuação de criminosos aqui no estado”, completou.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta