Hoje é 29 de abril de 2025 19:05

Caiado destaca força da federação União Progressista e reafirma pré-candidatura

Em carta aberta ao partido Progressistas, governador afirma que a união entre as siglas formará uma “federação partidária extremamente poderosa”
Ronaldo Caiado, presidente do União Brasil em Goiás: “Com humildade, coloco-me à disposição para ser uma alternativa que representa a mudança que tanto desejamos” // Foto: Secom/Arquivo

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, segue em busca de viabilizar sua candidatura à Presidência da República em 2026. Após lançar sua pré-candidatura na Bahia, ele agora aposta na criação da federação entre o União Brasil (UB) e o Progressistas (PP).

Em suas redes sociais, Caiado publicou nesta terça-feira (29/4) uma “Carta Aberta ao Partido Progressistas”, na qual afirma que a união entre as duas siglas formará uma “federação partidária extremamente poderosa”.

“União Brasil e Progressistas têm raízes na mesma base conservadora, nasceram do mesmo berço de ideias, defendendo o mercado livre e o desenvolvimento com justiça social”, pontuou o governador goiano, que preside o União Brasil no estado.

A nova federação, chamada de União Progressista, surge como o maior bloco partidário do país, com 109 deputados federais, 14 senadores, seis governadores e mais de 1,3 mil prefeitos.

“Uma enorme força legislativa, que nos proporciona a oportunidade única de influenciar os rumos do Brasil, que clama por mudanças”, destacou Caiado.

O governador reafirmou sua pré-candidatura à Presidência, lançada oficialmente no dia 4 de abril.

“Como sabem, já coloquei meu desejo de disputar e lancei minha pré-candidatura a presidente. Com humildade, coloco-me à disposição para ser uma alternativa que representa a mudança que tanto desejamos”, disse.

Na carta, Caiado criticou o atual governo federal e defendeu uma postura de afastamento.

“É chegada a hora de colocarmos mãos à obra. Debater os próximos passos, pensar numa postura de afastamento do Governo Federal, um governo que, definitivamente, não consegue atender aos anseios do nosso povo”, alegou.

A federação foi confirmada após meses de negociação e será inicialmente comandada em co-presidência por Antonio Rueda (UB) e Ciro Nogueira (PP) até dezembro. A partir de 2026, uma nova liderança será definida.

Apesar do apoio majoritário, há resistências internas em ambos os partidos. No PP, parlamentares da Bahia ameaçaram deixar a legenda devido a conflitos com o UB, enquanto no União Brasil alguns deputados manifestaram descontentamento com a união.

Caiado encerrou a carta conclamando união: “Com independência e determinação, construiremos uma plataforma sólida de mudança, que faça o Brasil ser forte e respeitado de novo. Contem com este aliado. Vamos juntos nessa caminhada!”

Confira a carta divulgada pelo governador Ronaldo Caiado:

Carta aberta ao Partido Progressistas

A partir dessa semana, o União Brasil e o Partido Progressistas se unem para formar uma Federação Partidária extremamente poderosa, que representa um marco e uma virada na política do país. União Brasil e Progressistas tem raízes na mesma base conservadora, nasceram do mesmo berço de ideias, defendendo o livre mercado e o desenvolvimento com justiça social.

Com a nova Federação, nos tornamos a maior representação partidária do país, com 109 deputados e 14 senadores. Uma enorme força legislativa, que nos proporciona a oportunidade única de influenciar os rumos do Brasil, que clama por mudanças.

Precisamos construir essa mudança a partir dos estados. É fundamental que, a partir de agora, trabalhemos com respeito e diálogo entre os diretórios, para que possamos fazer as melhores escolhas dos candidatos aos governos estaduais e ao Senado.

E não há como não expressar também a convicção de que essa união abre caminho para uma candidatura própria à presidência da República. Como sabem, já coloquei meu desejo de disputar e lancei minha pré-candidatura a presidente. Com humildade, coloco-me à disposição para ser uma alternativa que represente a mudança que tanto desejamos. Juntos, podemos construir um Brasil mais seguro, justo e que ofereça vida melhor para os brasileiros.

É chegada a hora de colocarmos mãos à obra. Debater os próximos passos, pensar numa postura de afastamento do Governo Federal, um governo que, definitivamente, não consegue atender aos anseios do nosso povo. E com independência e determinação, construirmos uma plataforma sólida de mudança, que faça o Brasil ser forte e respeitado de novo e que dê melhores condições de vida a cada brasileiro.

Contem com este aliado. Vamos juntos nessa caminhada!

Ronaldo Caiado

Governador do Estado de Goiás”

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta