Hoje é 21 de fevereiro de 2024 11:37
Hoje é 21 de fevereiro de 2024 11:37

Caiado é eleito presidente do Consórcio Brasil Central: ‘Um grande desafio’

Criado em julho de 2015, bloco que une Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da região
Governador Ronaldo Caiado é eleito para a presidência do Consórcio Brasil Central em 2024: “Com a participação e aprovação de todos, a pauta será cumprida por mim” // Foto: Divulgação/BrC

O governador Ronaldo Caiado é o novo presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), grupo que reúne o Distrito Federal e os estados do Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, além de Goiás. A definição pelo nome do chefe do Executivo goiano para ficar à frente do bloco em 2024 ocorreu de forma unânime pelos governadores, nesta terça-feira (23/01), em Brasília, durante assembleia do Fórum de Governadores do BrC. A posse também ocorreu durante o evento.

O consórcio era presidido pelo Mauro Mendes, governador do Mato Grosso.

“É uma alegria receber o apoio de meus colegas. Já vivi bastante na política e, sem dúvida alguma, é um grande desafio”, frisou o gestor goiano durante coletiva à imprensa, em Brasília.

Criado em julho de 2015, o BrC tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da região, de forma integrada e por meio da cooperação entre as Unidades Federativas para tornar a região ainda mais competitiva. Tem sede em Brasília. Elabora e executa as ações, programas e projetos do próprio consórcio, principalmente nas áreas relacionadas à agropecuária, logística e empreendedorismo.

Segundo Caiado, a nova função lhe impõe mais responsabilidade e trabalho, já que os estados que fazem parte do bloco agregam uma população de 26 milhões de habitantes de 875 municípios. No entanto, ele afirma que sua gestão será marcada por decisões trabalhadas em conjunto.

“Com a participação e aprovação de todos, a pauta será cumprida por mim, seja ela em contato com o governo federal, ministérios, com a Presidência ou com o Congresso Nacional”, pontuou.

No Fórum de Governadores do BrC. Caiado sugeriu alguns temas para discussão, envolvendo saúde, orçamento e segurança pública, áreas em que a gestão de Caiado é bem avaliada, conforme pesquisa AtlasIntel.

“Vamos construir uma agenda respeitando as atividades de cada um dos colegas em seus estados, mas trazendo a sintonia das nossas ações e experiências”, citou Caiado.

O governante goiano destacou ainda que continuará com aquisições em conjunto, a exemplo do que é feito na compra de medicamentos, em busca de economia e eficiência: “Podemos fazer na área de infraestrutura, com a compra de asfalto, e na de material de consumo dos estados”.

Por fim, o chefe do Executivo estadual reforçou que o consórcio trabalha sem preconceitos e que estará de mãos estendidas aos demais estados do Norte, Nordeste, Sul ou Sudeste, para que boas experiências em segurança, educação e saúde sejam compartilhadas.

“Nossa intenção é, cada vez mais, proporcionar a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, finalizou.

Temos um esforço comum para cuidar dessa parte do Brasil. São sete estados, que desde 2015 compartilham experiência e com sinergias regionais constroem alternativas para um bom desenvolvimento das políticas públicas em cada estado”, pontuou.

Compartilhar em:

Notícias em alta