O governador Ronaldo Caiado entregou, nesta segunda-feira (20/5), o novo prédio da 1ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Goiânia, localizado na Alameda Doutor Sebastião Fleury, no Setor Marista. A nova unidade é responsável pela gestão de 26 Distritos Policiais na capital, além de cinco delegacias especializadas e um grupo de investigação especializado. A obra, pertencente ao estado, recebeu um investimento de R$ 322 mil.
“A Polícia Civil tem um nível de identificação de criminosos e apuração de crimes que chega a 90%. É algo inédito em termos de resultados práticos”, destacou Caiado durante a cerimônia. Ele acrescentou que a nova delegacia permitirá maior uso de tecnologia e a criação de um grupo especializado para identificar crimes complexos.
A 1ª DRP supervisiona as delegacias especializadas em Investigação de Crimes de Trânsito (Dict), Apuração de Atos Infracionais (Depai), Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Atendimento ao Idoso (Deai), Atendimento à Pessoa com Deficiência (Deapd), além do Grupo Especializado de Investigação Criminal (Geic). A unidade também é responsável pela Central Geral de Flagrantes e Pronto Atendimento ao Cidadão de Goiânia.
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, ressaltou a importância da nova unidade para a capital: “Costumo dizer, desde a época que eu comandei a Rotam, que se a capital vai bem com seus índices criminais, todo o estado vai bem. Porque aqui estão todos os Poderes, está a grande maioria da população, então nós temos que ter um cuidado especial”.
As demandas da 1ª DRP serão atendidas por 520 servidores, tornando-a a maior delegacia regional do estado.
“Não era condizente com os que lá trabalhavam, como também não era para receber os servidores, as vítimas, os advogados ou as autoridades públicas que necessitavam despachar. Mas essa realidade ficou no passado”, afirmou o delegado regional de Goiânia, Alécio Moreira.
Estrutura
A Polícia Civil de Goiás conta com efetivo de 3.782 policiais civis (delegados, agentes, escrivães e papiloscopistas). Em janeiro de 2024, o governador Ronaldo Caiado reforçou o quadro com a nomeação de 40 novos delegados, 430 agentes, 273 escrivães de polícia da 3ª classe e 56 papiloscopistas.
“Só no mês de abril, nós batemos 575 operações, o que foi um recorde histórico. Com o incremento, tenho certeza que em 2024 nós conseguiríamos superar 2023”, disse o delegado-geral, André Ganga.