Hoje é 17 de abril de 2025 22:02

Caiado firma parceria no agronegócio com empresa global indiana

Em outra agenda, Governo de Goiás assinou acordo com o maior hub de startups da Ásia, com objetivo é impulsionar o intercâmbio de tecnologia
Governador Ronaldo Caiado participa de reunião com multinacional do setor agroquímico e se encontra com governador do Estado de Maharashtra // Fotos: Júnior Guimarães/Secti

Cumprindo agenda da missão à Índia, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), defendeu o potencial de crescimento do agronegócio brasileiro e estabeleceu cooperação comercial com representantes da United Phosphorus Limited (UPL), uma das maiores empresas do setor agroquímico mundial. Realizada em Mumbai, na quarta-feira (19/2), a reunião teve como foco a busca de soluções e alternativas para mitigar os desafios do setor.

“Estamos tratando de algumas ações que possam ter impacto negativo sobre o agronegócio e, consequentemente, impedem o desenvolvimento tanto da Índia como do Brasil. Precisamos derrubar essa política”, ressaltou.

Entre as lideranças da empresa, Caiado foi recebido pelo presidente e co-CEO do UPL Group, Vikram Sroff. No diálogo, o governador enfatizou que o Brasil e a Índia não são concorrentes, mas parceiros com grande potencial de crescimento no agronegócio.

“Neste sentido, nós não estamos competindo, somos parceiros”, afirmou o chefe do Executivo goiano.

Para o governador, o setor agropecuário pode explorar o território nacional de maneira sustentável e triplicar a produção. Com apenas 10% do território destinado à produção de grãos, o Brasil alcançou 320 milhões de toneladas na safra 2022/2023, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O anfitrião Vikram Sroff destacou a importância de fortalecer a parceria comercial e manifestou interesse em lançar um projeto-piloto pioneiro em Goiás, com serviços para agricultores e usinas de cana-de-açúcar. Na Índia, a iniciativa já beneficia cerca de 700 usinas, em cooperação com governos e o setor privado, visando aumentar a produtividade, especialmente em cooperativas.

Outro aspecto da cooperação envolve consultorias para aplicação de tecnologias e maquinário, além do desenvolvimento de pesquisas no Brasil.

A empresa global mantém 100% da produção em solo indiano e comercializa produtos como fungicidas, herbicidas, agentes biológicos, inseticidas, tratamento de sementes, condicionador de solo e reguladores de crescimento de plantas. Sroff ressaltou que a UPL possui diversas operações no Brasil, tornando o país um parceiro estratégico.

“O mundo está buscando uma alternativa aos produtos chineses e é aí que podemos entrar”, disse Vikram.

A UPL possui unidades no Brasil (São Paulo) e já participou da Tecnoshow Comigo, em Rio Verde.

O encontro teve a participação ainda de integrantes da equipe de Governo de Goiás e representantes de indústrias e segmentos ligados ao agro, como Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás; Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg); Grupo Jalles Machado; Cooperativa Mista Agropecuária do Vale do Araguaia (Comiva); Porto Seco de Anápolis; Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg); e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-Goiás).

Caiado se encontra com governador do Estado de Maharashtra, C. P. Radhakrishnan

Na sequência, Caiado reuniu-se com o governador do estado de Maharashtra, C. P. Radhakrishnan, para compartilhar experiências sobre o planejamento institucional e explorar parcerias em áreas estratégicas, como novos modais de transporte, infraestrutura e transição energética; Caiado enalteceu as fontes renováveis e elogiou o audacioso projeto do governo indiano de atingir a descarbonização total até 2070, enquanto Radhakrishnan ressaltou a possibilidade de cooperação nos setores farmacêutico, de tecnologia e inovação e na indústria, sinalizando que a iniciativa pode impulsionar o desenvolvimento econômico, social e tecnológico de Goiás.

Cooperação com maior hub de startups da Ásia

Para fortalecer Goiás como polo de inovação e tecnologia, o Estado celebrou uma parceria inédita com o T-Hub, o maior hub de startups da Ásia, durante a missão do governador Ronaldo Caiado a Hyderabad, na Índia. O acordo cria um elo entre startups goianas e indianas, fomentando o intercâmbio de conhecimento, a evolução tecnológica e a inserção de Goiás no cenário global da inovação.

Goiás tornou-se o primeiro estado da América do Sul a firmar uma parceria com o T-Hub, que já mantém vínculos com a Europa, os Estados Unidos e diversos países asiáticos. O acordo foi selado com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, e do CEO do T-Hub, Sujit Jagirdar, além de autoridades indianas, como o ministro-chefe de Telangana, A. Revanth Reddy.

A colaboração prevê programas conjuntos de incubação e aceleração, bem como a troca de mentores e especialistas entre as nações. O Hub Goiás, centro de inovação do estado, atuará como o principal elo, conectando startups goianas ao vibrante ecossistema tecnológico de Hyderabad e reforçando o compromisso de Goiás com uma economia inovadora.

Acordo com o T-Hub, na Índia, assinado durante a missão governamental, amplia a presença de Goiás no cenário global de inovação

“Esta colaboração entre o T-Hub e o Hub Goiás é uma prova da liderança de Telangana em inovação e tecnologia”, assinalou.

Além das startups, a parceria abrange a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias em setores estratégicos, como biocombustíveis e soluções sustentáveis para a matriz energética; tecnologias espaciais aplicadas ao agronegócio, como monitoramento por satélite e agricultura de precisão; inovação na cadeia produtiva de laticínios e aves; e participação conjunta em fóruns científicos e eventos internacionais do Brics.

O ministro de Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação de Telangana, D. Sridhar Babu, destacou que a chegada de Goiás ao ambiente de inovação indiano abrirá novas possibilidades.

“Estamos entusiasmados em receber o Hub Goiás. Esta parceria irá desbloquear novas oportunidades para startups, abrindo caminho para o desenvolvimento e implantação de tecnologia de ponta”.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta