Hoje é 24 de janeiro de 2025 20:48

Caiado lança força-tarefa contra dengue em Goiânia e Aparecida

Mutirão tem como objetivo combater os focos do mosquito Aedes aegypti nas duas maiores cidades do estado, que está em alerta contra do sorotipo 3
Governador Ronaldo Caiado esteve na divisa de Goiânia e Aparecida para acompanhar o início do mutirão de limpeza contra a dengue: “Junção de forças tem resultado multiplicador para a melhoria de vida das pessoas” // Fotos: Wesley Costa

A luta contra a dengue será firme nas duas maiores cidades de Goiás. Foi o que afirmou o governador Ronaldo Caiado nesta sexta-feira (24/1), durante mutirão de limpeza promovido pelo governo estadual em cooperação com as prefeituras de Goiânia e Aparecida de Goiânia.

Até o fim do mês, equipes das prefeituras realizarão limpeza urbana e agentes de saúde visitarão casas para orientar sobre o combate ao mosquito. Moradores também serão informados sobre locais de atendimento e a importância do tratamento adequado.

Caiado destacou que o Governo de Goiás tem intensificado as ações de combate ao Aedes aegypti em todo o estado, com a distribuição de bombas costais, medicamentos para hidratação, controle de febre e inseticidas, reforçando o empenho e a atuação direta na prevenção.

“Cada vez mais essa junção de forças tem resultado multiplicador para a melhoria de vida das pessoas. São resultados práticos”, destacou o governador, em evento ocorrido no Centro de Artes e Esportes (CEU) do Parque Flamboyant, na divisa dos dois municípios.

“Goiânia e Aparecida têm 26 quilômetros de divisa. Vamos trabalhar por toda extensão, cuidando da população, numa ação integrada”, afirmou o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, que garantiu que a prefeitura tem feito o combate ao Aedes aegypti e intensificará as ações.

Homenagem – O mutirão de limpeza homenageou Maguito Vilela, que completaria 76 anos, destacando seu legado como líder conciliador e gestor exemplar. Maguito, natural de Jataí, foi vereador, deputado, governador e prefeito de Aparecida e Goiânia, sendo reconhecido como o melhor gestor da história de Aparecida pela gestão inovadora e amplamente aprovada.

O Governo de Goiás está nos ajudando intensamente nessa força-tarefa’

O prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, definiu o mutirão intermunicipal como fruto de uma colaboração bem-sucedida, não apenas no combate à dengue, mas em várias áreas do serviço público: “E o Governo de Goiás está nos ajudando intensamente nessa força-tarefa”, declarou.

Para o vice-governador Daniel Vilela, o momento é simbólico.

“Temos de dar o exemplo, e hoje acontece exatamente isso. É algo simbólico para despertar a atenção da população”, enfatizou.

A residência da arquiteta Fátima Profeta foi a primeira a receber a visita técnica. Moradora da região há 45 anos, ela destacou seus cuidados para evitar focos do mosquito.

“Tenho uns pratinhos ali, mas é tudo sequinho. Não deixo encharcar com água”, afirmou Fátima, cujo marido já teve dengue duas vezes.

População tem acesso a outras ações

Além do combate à dengue, o Governo de Goiás oferece serviços no CEU do Parque Flamboyant, como ações em parceria com a Equatorial, distribuição do Mix do Bem e Kit Enxoval, além de atendimento a gestantes e famílias vulneráveis por meio da OVG.

Em Goiânia, também estão disponíveis serviços como manutenção da sinalização, cadastramento no CadÚnico, consultas médicas, vacinação, testagem de doenças, vagas de emprego e inscrições para cursos de qualificação. Em Aparecida, a prefeitura realiza recapeamento de bairros e um mutirão para atualização do CadÚnico.

Goiás registra alta de dengue e reforça combate ao sorotipo 3

O Estado de Goiás já contabiliza 2.461 casos de dengue este ano, com avanço do sorotipo 3, que pode causar formas graves da doença. Dezesseis municípios estão em alerta devido à alta incidência, levando o governo estadual a intensificar o apoio às prefeituras e o monitoramento epidemiológico.

O secretário de Saúde, Rasivel dos Reis, ressaltou que o Aedes aegypti também transmite chikungunya, zika vírus e febre amarela.

“É um mal que precisa ser combatido. A dengue é prevenível, e não podemos aceitar mortes evitáveis em pleno século 21”, afirmou.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta