Hoje é 29 de fevereiro de 2024 02:28
Hoje é 29 de fevereiro de 2024 02:28

Calendário 2024 terá 10 feriados com 8 pontos facultativos no Brasil

Aparecida de Goiânia e a capital terão dois feriados municipais que cairão em dias de semana e um sábado, em um ano com poucas emendas de dias de folga
O ano bissexto têm ao todo, 366 dias pelo calendário gregoriano, com o mês de fevereiro tendo 29 dias e não 28 // Foto: Internet

O governo federal divulgou semana passada a lista dos feriados nacionais e os dias de ponto facultativo para o ano de 2024, que é um ano bissexto e terá 366 dias. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, das 18 datas comemorativas, 8 serão pontos facultativos e 10 serão feriados nacionais, sendo que quatro deles ocorrerão aos sábados ou domingos.

A lista se aplica ao funcionalismo público de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem prejudicar a prestação dos serviços públicos considerados essenciais, e é válida em todo o território nacional.

Em Aparecida de Goiânia existem dois feriados municipais tradicionais no calendário anual. O primeiro é o do aniversário da cidade, no dia 11 de maio, que neste ano cairá em um sábado. E o segundo é o da emancipação política do município que desta vez será em uma quinta-feira, dia 14 de novembro.

Na capital também haverá dois feriados municipais. O primeiro é no dia 24 de maio, uma sexta-feira em que é comemorado o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora Auxiliadora. O segundo é o aniversário de Goiânia, que em 2024 vai ser comemorado em uma quinta-feira, dia 24 de outubro.

No segundo semestre de 2024, três dos cinco feriados ocorrerão aos finais de semana (7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro). Os dois feriados que caem em dias úteis no último semestre do próximo ano são o da Proclamação da República (15 de novembro), em uma sexta-feira, e o Natal (25 de dezembro), que ocorre na penúltima sexta-feira de 2024.

Recentemente, o presidente Lula tornou o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, feriado nacional em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder negro. Antes disso, a data já era feriado em seis estados (Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo) e em mais de 1,2 mil cidades, decretado por leis municipais e estaduais.

Compartilhar em:

Notícias em alta