Hoje é 21 de dezembro de 2024 23:56

Calendário do IPVA 2025 é anunciado com mudanças e desconto maior

Todas as placas terão vencimento parcelado para a mesma data com divisões em até 9 e 10 pagamentos; Confira as condições para os descontos e isenções
O calendário completo está disponível no site da Secretaria da Economia e no Diário Oficial do Estado // Denis Marlon

A Secretaria da Economia do Governo de Goiás divulgou o calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o  IPVA 2025, com pagamento único com 8% de desconto até 15 de janeiro, mesmo prazo para início do parcelamento. 

A novidade é a unificação da data de parcelamento para todas as placas para dia 15, o que segundo o governo estadual visa facilitar a memorização. O desconto aumentou 1% em relação a 2023, que foi de 7%. Em caso de vencimento no fim de semana, o pagamento poderá ser feito no próximo dia útil.

Placas com finais 1 e 2 poderão dividir o IPVA em nove parcelas, enquanto as de finais 3 a 0 terão até dez meses para fazer o pagamento do imposto. Isso ocorre devido ao prazo do licenciamento anual estipulado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Cotran), que termina em setembro para placas 1 e 2. O calendário completo está disponível no site da Secretaria da Economia e no Diário Oficial do Estado.

O estado mantém isenções para Pessoas com Deficiência (PCD) e veículos com mais de 15 anos, beneficiando cerca de 2,5 milhões de automóveis. Veículos populares, como carros até mil cilindradas e motos até 125 cc, recebem redução de 50% no imposto, e participantes do programa Nota Fiscal Goiana podem obter descontos de 5% a 10%. A frota tributável em Goiás é estimada em 2 milhões de veículos.

A partir de 2025, o Cadin Estadual (Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais) será consultado antes da liberação dos prêmios do programa Nota Fiscal Goiana. Os participantes sorteados não poderão estar inscritos no Cadin. Caso estejam, serão notificados por e-mail (no endereço cadastrado no programa) e terão um prazo de 30 dias para regularizar sua situação. O não cumprimento deste prazo resultará na perda do direito ao recebimento da premiação. Os sorteios ocorrem mensalmente

Além disso, a partir de 2025, a inexistência de registro no Cadin Estadual será requisito obrigatório para que motoristas goianos obtenham o desconto no IPVA por meio do programa. O percentual de desconto varia entre 5% e 10%, conforme a quantidade de notas fiscais emitidas no ano anterior com o CPF do contribuinte.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta