Hoje é 15 de abril de 2024 02:34
Hoje é 15 de abril de 2024 02:34

Campanha Estadual de Vacinação Contra Influenza é lançada em Senador Canedo

Início da campanha foi antecipado devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios e ocorrência, em Goiás, de 17 casos confirmados e três mortes pela doença
Escolha do município pelo Governo de Goiás para abertura da campanha se deu por sua organização e boa cobertura em eventos anteriores // Fotos: Xande Manso

Foi lançada na manhã desta sexta-feira (22/3), na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Senador, a Campanha Estadual de Vacinação Contra a Influenza. O início da campanha foi antecipada em um mês, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país e a ocorrência, em Goiás, de 17 casos confirmados e três mortes pela doença.

O evento contou com a presença do secretário Estadual de Saúde, Rasível dos Santos; da secretária de Saúde de Senador Canedo, Verônica Savatin; e da superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Flúvia Amorim.

Para a efetivação da campanha, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) começou a distribuir aos municípios esta semana as 240 mil doses da primeira remessa do imunizante recebida pelo Ministério da Saúde.

“É necessário que a população se vacine, pois a vacina é segura, eficaz e protege contra as formas graves da doença”, afirmou Rasível Santos.

O secretário pediu ainda que todos, além de procurarem a vacina, fiquem atentos aos sintomas, como febre e tosse, buscando rapidamente a assistência médica adequada.

“A escolha do município para abertura da campanha estadual se deu pela sua organização e pela equipe competente que possui, além do reconhecimento de que aqui temos boas coberturas”, explicou a superintendente Flúvia Amorim.

Durante o evento, a secretária Verônica Savantin informou que o município recebeu 4 mil doses para vacinar os grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses até 6 anos, gestantes, profissionais da saúde, professores, profissionais das forças de segurança, pessoas com doenças crônicas e com deficiências, caminhoneiros, indígenas, idosos com 60 anos ou mais, e trabalhadores do transporte coletivo. Campanhas nas redes sociais e carros de som estão sendo realizadas para atingir a meta de vacinação do público-alvo, segundo Savatin.

Protege a mim e ao bebê’

A primeira pessoa do estado a receber a vacina foi Gleice Zanquetin, gestante, profissional de saúde e moradora de Senador Canedo, que expressou sua felicidade ao receber o imunizante: “É muito importante a vacinação, pois protege a mim e ao bebê”, pontuou.

Em Senador Canedo, todos os postos de saúde já estão abastecidos com a vacina da gripe, funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, em Senador Canedo. Além disso, algumas unidades têm horário estendido, como Bom Sucesso, Prado, Uirapuru, São João e Boa Vista, que funcionam até 19h, para os grupos prioritários.

A Influenza ou gripe é uma doença viral, aguda do aparelho respiratório, que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. Geralmente benigna e autolimitada, pode em alguns casos apresentar complicações, levando à internação hospitalar e até mesmo ao óbito em casos extremos.

A vacina apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. E pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Compartilhar em:

Notícias em alta