A Prefeitura de Aparecida de Goiânia inaugurou, nesta sexta-feira (03/05), o novo espaço do serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. O local conta com brinquedoteca e será utilizado para oferecer atendimento especializado, tirar dúvidas sobre o programa e habilitar as famílias interessadas no ato do acolhimento.
O novo centro foi construído por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Governo Estadual e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC). “A conquista desse espaço é essencial para que possamos mobilizar mais famílias e garantir o bem-estar dos menores assistidos, com o sigilo necessário. Aparecida é a primeira cidade a implantar o Família Acolhedora e a experiência adquirida aqui com certeza vai ajudar todo o estado de Goiás. Obrigada, Gracinha Caiado, pela confiança”, disse a primeira-dama e titular da secretaria, Sulnara Santana.
Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Vilmar Mariano falou sobre a importância desse projeto. Segundo o gestor, o acolhimento é uma medida protetiva que visa garantir o cuidado e a proteção de crianças e adolescentes que tenham tido seus direitos ameaçados ou violados.
“Este programa será um marco no acolhimento de nossas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, explicou o vereador Isaac Martins no evento de abertura.
Estiveram presentes na inauguração do serviço de Acolhimento em Família Acolhedora a Juíza da Vara da Infância da Comarca de Aparecida de Goiânia, Lucia Carrijo, e o Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Marcio Nascimento, os vereadores por Aparecida, Arnaldo Leite (MDB), Isaac Martins (União Brasil), Edinho (MDB) e Marcos Miranda (Republicanos), secretários municipais e a equipe da Assistência social.
Como funciona
O Serviço Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) faz parte do Goiás Social e é previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com o objetivo de garantir o cuidado individualizado com vínculos afetivos estáveis para crianças que não podem ter isso com seus genitores.
O programa visa oferecer esse cuidado a jovens de 0 a 18 anos incompletos e destina um suporte financeiro às famílias acolhedoras. Os cuidadores receberão um salário mínimo por criança, com um acréscimo de 30% no caso de pessoas com deficiência.
Em Aparecida de Goiânia, o serviço irá priorizar as crianças com maiores chances de voltarem para suas famílias de origem, enquanto se tenta viabilizar a reconciliação familiar. Caso isso não seja possível, outras alternativas são buscadas, como a família extensa ou a adoção.
Para as famílias interessadas em acolher os jovens por meio desse programa, as inscrições podem ser feitas por meio do site https://goias.gov.br/familia-acolhedora/. Os candidatos passarão por um processo de seleção, formação e habilitação antes de assumir o cuidado dos acolhidos. Para mais informações sobre o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora em Aparecida de Goiânia, entre em contato pelo telefone (62) 98544-8900.