Hoje é 29 de fevereiro de 2024 02:12
Hoje é 29 de fevereiro de 2024 02:12

Chuva forte derruba árvores e deixa bairros sem energia em Aparecida de Goiânia e na capital

Meteorologia prevê novas chuvas nas duas cidades, bem como em várias regiões de Goiás, especialmente nos períodos da tarde e da noite desta quarta-feira
Uma árvore caiu na Rua 506 no Jardim Mont Serrat em Aparecida de Goiânia e deixou moradores sem energia nesta manhã // Foto: Felipe Fulquim

A previsão do tempo divulgada em reportagem de ontem no Portal NG mostrou que o Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) e o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do estado (Cimehgo) projetou um cenário com fortes chuvas com ventos que poderiam chegar a 100 km/h em todas as regiões do Estado de Goiás. Em Goiânia e em Aparecida de Goiânia as chuvas começaram no meio da tarde e seguiram até o início da noite trazendo transtornos com a queda de árvores, alagamentos em pontos específicos e a queda de energia em várias localidades.

Em Goiânia há relatos de transtornos em bairros como Setor Sudoeste, Setor Sul, Parque Amazonas, Centro, entre outros bairros de todas as regiões da cidade. A Prefeitura de Goiânia, por meio da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), informa que está com equipes disponíveis ao atendimentos após a intensa chuva e rajadas de ventos que atingiram a Capital na noite desta terça-feira (21/11).

A Defesa Civil esteve nos locais  mapeados com precipitações mais concentradas, prestando auxílio aos possíveis afetados. À medida que são acionados pelos telefones 153 e 193, equipes são deslocadas para atendimento imediato.

Equipes da Comurg estão atentas para a remoção de árvores que caíram. No primeiro momento é feita a desobstrução das vias e, em seguida, a remoção dos galhos. Neste momento, a Central de Atendimento está fora do ar devido à falta de energia elétrica, mas as notificações podem ser realizadas pelo WhatsApp 99855-8555.

Aparecida de Goiânia 

Em Aparecida vários bairros estão sem energia e também enfrentam o problema de queda de árvores. Na noite de ontem os atendimentos de urgência e emergência foram interrompidos por conta da falta de eletricidade no Cais Nova Era. De acordo com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, uma árvore caiu na Avenida São João e arrebentou um fio de alta tensão, o que deixou sem energia várias ruas da região. A Secretaria Municipal de Saúde informou à nossa reportagem que os atendimentos já foram restabelecidos na unidade de saúde e seguem normais nesta manhã de quarta-feira, dia 22.

Também nesta manhã, nossa reportagem fez o registro de uma árvore caiu na Rua 506 no Jardim Mont Serrat em Aparecida de Goiânia deixando a rua sem energia elétrica. Na Vila Maria, na Avenida Ministro José de Aquino Pôrto, que liga o Polo Industrial à Avenida São Paulo, a terra de um novo loteamento foi carregada para a pista, impedindo parte do trânsito na via. Equipes da Seinfra de Aparecida estão no local fazendo a desobstrução da pista e a expectativa é que o trânsito seja normalizado até o meio da manhã.

A Prefeitura de Aparecida, por meio das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura, Meio Ambiente e Trânsito, informa que as equipes estão atuando na manutenção das vias que foram prejudicadas pelas fortes chuvas da noite desta terça-feira, 21.

A secretaria de Desenvolvimento Urbano contabilizou oito quedas de árvores em vias urbanas, mas todas já foram retiradas das vias, que já estão com trânsito liberado.

A Secretaria de Infraestrutura também está em pontos onde houveram alagamentos e acúmulo de lama para fazer a limpeza e o escoamento da água para a liberação do trânsito também das vias. Um deles é no Eixo Norte Sul 3, na Vila Maria, onde a terra de um loteamento desceu com a enxurrada e acumulou na ponte sobre o Ribeirão Santo Antônio.

A SMTA informa que suas equipes também já estão trabalhando no restabelecimento dos semáforos que ficaram desligados por conta da falta de energia em alguns pontos da cidade.

A Superintendência de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, também foi acionada para prestar serviço de proteção e comunica que não houve registro de nenhum caso grave contra a vida. O órgão disponibiliza canal para atendimento à população e prestação de serviço de prevenção a desastres e resposta. É só acionar pelo telefone 3545-6041 ou pelo whatsapp 98471-8300.

Previsão do tempo para essa quarta-feira na capital e em Aparecida

De acordo com previsão do Inmet, nesta quarta-feira há uma nova previsão de chuva com trovoadas em várias regiões de Goiânia, especialmente no período da tarde e da noite. A temperatura mínima é de 21º C e a máxima pode chegar a 35º C. A umidade do ar ficará entre 35% e 90%.

Em Aparecida de Goiânia também existe a previsão de chuva com trovoadas em vários bairros, em especial no período da noite. A umidade relativa do ar tende a ficar entre 50% e 90% e a temperatura irá variar entre 22º C e 31ºC ao longo do dia.

O Inmet emitiu um aviso meteorológico de chuvas intensas com volumes de chuvas que podem chegar a 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e com ventos intensos (40-60 km/h) para partes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil válido para o dia de hoje.

Compartilhar em:

Notícias em alta