Hoje é 22 de janeiro de 2025 18:59

Cmei de Goiânia passa a atender a partir das 4h da madrugada

Iniciativa inédita da prefeitura atende antiga reivindicação dos trabalhadores da Ceasa e pode ser replicada em outras unidades educacionais
Adaptação do horário de atendimento no Cmei Ceasa foi determinação do prefeito Sandro Mabel: “Em outros Cmeis, o horário pode ser expandido conforme a necessidade” // Fotos: Alex Malheiros

A partir desta quarta-feira (22/1), crianças atendidas no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ceasa, localizado na Região Norte de Goiânia, serão acolhidas a partir das 4h da madrugada. A iniciativa pioneira na capital foi um dos compromissos de campanha do prefeito Sandro Mabel (MDB) e atende à demanda das famílias de trabalhadores do principal centro de abastecimento de Goiás, a Ceasa, que iniciam suas atividades ainda de madrugada.

Inicialmente, 17 crianças serão atendidas nesse horário, com previsão de ampliação para até 25. Elas contarão com o acompanhamento de uma professora e duas auxiliares de atividades educativas, em um agrupamento previamente estruturado, participando de atividades voltadas à atenção e cuidado pessoal, incluindo momentos de descanso e sono, conforme as diretrizes pedagógicas da Educação Infantil.

“Nos organizamos para receber essas crianças de mães que trabalham na Ceasa e chegam às 4h da manhã, enquanto o Cmei só abria às 7h. Muitas precisavam acomodar as crianças debaixo das bancas para dormir até esse horário”, declarou Mabel.

“Agora elas estão confortáveis dormindo na sala de sono, vão tomar café e se juntar aos demais. Em outros Cmeis, o horário pode ser expandido conforme a necessidade, permitindo que as mães tenham mais tranquilidade”, explicou o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, explicou que a cidade está sendo mapeada para identificar e atender as demandas das famílias.

“Com georreferenciamento, vamos nos organizar para atender às famílias onde elas precisam, com a proteção da criança. A unidade da Ceasa recebeu caminhas, espaço para alimentação, e a segurança também foi reforçada. São ações para garantir a qualidade do atendimento às crianças”, afirmou Giselle.

Além da equipe pedagógica, a unidade conta com um servidor administrativo que é responsável pelo portão e pela limpeza necessária. De acordo com Fabiane Oliveira Santos, diretora do Cmei Ceasa, a demanda por atendimento no horário ampliado existe desde a inauguração da instituição.

“Os filhos de trabalhadores da Ceasa chegam às 4h e saem às 14h. As demais crianças entram às 7h e saem às 17h30. Com diálogo e planejamento, estamos atendendo às crianças naquilo que elas precisam”, destacou Fabiane.

Inaugurado em 2021, o Cmei Ceasa foi cedido à Secretaria Municipal de Educação por meio de um Termo de Comodato firmado com a União de Atacadistas e Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado de Goiás. A unidade, administrada pela gestão municipal, atende 88 crianças de 6 meses a 5 anos em período integral, beneficiando filhos de trabalhadores do Ceasa e moradores dos bairros próximos.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta