Um acidente na rodovia GO-164, próximo a cidade de Goiás, envolvendo um Fiat/Palio Weekend e um caminhão carregado com defensivos agrícolas deixou dois mortos e dois feridos na manhã desta terça-feira (17/12). Além disso, os produtos transportados no veículo de carga acabaram vazando.
Com o impacto, o motorista e o passageiro do carro de passeio morreram ainda no local. Já os dois ocupantes do caminhão ficaram feridos, mas foram resgatados e encaminhados para o hospital.
Enquanto trabalhavam no resgate das vítimas, quatro bombeiros militares tiveram contato com o agrotóxico e apresentaram sintomas de intoxicação. Dois deles precisaram ser levados para o hospital para avaliação médica, mas já foram liberados e passam bem.
Segundo o tenente Pyterson Kazaer Morais Aires, do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, o caminhão teria perdido o freio, batido no carro e caído próximo à margem do rio.
“Um caminhão carregado com diversos produtos da área agrícola, vários agrotóxicos, entre outras substâncias, na descida aqui, conhecida como a descida da Carioca, chegando na cidade de Goiás, perdeu o freio, saiu de pista, colidiu na traseira de um carro e caiu lá embaixo, perto da margem do rio, a mais ou menos uns 10, 15 metros da margem do Rio”, informa.
Os bombeiros estabeleceram uma barreira de contenção para mitigar os riscos de escoamento do veneno.
“A gente vai preparar um jeito de auxiliar a Semad aqui para remover essas embalagens lá e ficar somente as que romperam o vazamento ali, que realmente não tem como fazer a contenção”, diz o tenente.
Em nota, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) afirma que irá coletar amostras da água do Rio Vermelho e notificar a empresa responsável pela carga para fazer o atendimento emergencial e remover o material. O texto reforça a orientação para que a população não consuma a água do Rio Vermelho ou se banhe no local.
“Acionou o protocolo de atendimento emergencial e comunicou a Defesa Civil, Saneago e o Batalhão de Operações com Produtos Perigosos do Corpo de Bombeiros. Nesse momento, existe uma equipe da Semad no local, coletando informações sobre o acidente e orientando a população. Uma equipe do Centro de Análises Ambientais e Laboratoriais (Ceamb) da Semad está em deslocamento para coletar amostras de água do Rio Vermelho.”, explica a nota.