Hoje é 23 de maio de 2024 22:34
Hoje é 23 de maio de 2024 22:34

Comitiva chinesa visita Goiás em busca de novos negócios

Grupo da província de Hebei e representantes de 11 empresas do país asiático tiveram programação de três dias no estado
Donos de empresas chinesas participam de almoço com o governador Ronaldo Caiado, no Palácio das Esmeraldas // Fotos: Júnior Guimarães e Rômulo Carvalho

Uma delegação composta por 21 representantes chineses, incluindo autoridades governamentais, líderes empresariais e intérpretes, foi recebida pelo governador Ronaldo Caiado, em Goiânia, nesta quarta-feira (08/05). O propósito da visita é explorar oportunidades de investimento em Goiás, com ênfase no setor agrícola da região. O governador ofereceu aos visitantes um almoço no Palácio das Esmeraldas.

A comitiva chinesa chegou a Goiás na segunda-feira (06/05) e tem uma agenda intensa durante três dias no estado. Entre os destaques estão visitas às empresas do setor agrícola, Beauvallet Goiás Alimentos e Grupo Canassa, ambas situadas na cidade de Inhumas. O líder da delegação é o vice-governador Shi Qingshuang, responsável pelo departamento de agricultura da província de Hebei.

O grupo é composto por uma diversificada gama de empresários, representando segmentos como comércio de frutas, avicultura, pecuária, laticínios, produtos químicos agrícolas, importação de alimentos e suprimentos médicos. A presença da delegação reforça os laços comerciais e as possibilidades de colaboração entre a China e o estado de Goiás.

“Cada vez que vou à China, me impressiona o quanto estão evoluindo em tecnologia e obtendo resultados em termos de qualidade de vida. Precisamos trazer para o Brasil esse investimento em talento, pesquisa, inovação e abertura de mercado. O Brasil é um país continental que tem toda possibilidade de melhorar a vida dos goianos e dos brasileiros”, comentou Caiado.

“Este ano faz 30 anos que Hebei é considerada província-irmã de Goiás. Essa vinda tem um só objetivo, que é reforçar a nossa amizade e construir novas parcerias no futuro”, afirmou Shi Qingshuang.

“Nós tivemos oportunidade, tanto eu quanto o governador, de conhecer a província no ano passado. Ficamos impressionados e motivados a fortalecer essa cooperação”, respondeu o vice-governador Daniel Vilela.

Em outubro de 2023, a vice-governadora de Hebei, Jin Hui, também esteve no estado em busca de novos negócios. A visita antecedeu a missão goiana na China, em novembro do mesmo ano. Antes do almoço desta quarta, governo e chineses tiveram uma reunião de trabalho, com participação de secretários e representantes de entidades do setor produtivo goiano.

Comércio – Em 2023, a China foi o maior parceiro comercial do estado, sendo o destino de 51% das exportações no acumulado geral do ano. Em segundo lugar esteve a Indonésia, com 3% das exportações goianas. Somente nos três primeiros meses de 2024, o saldo da balança comercial entre Goiás e China registrou o valor de US$ 826,9 milhões, representando 9,3% do total do saldo brasileiro para o período.

“Os números refletem o sucesso das relações entre Goiás-China, que sempre foram frutíferas, mas melhoraram ainda mais desde a missão ao gigante asiático feita pelo Governo de Goiás no último ano”, ressalta o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho.

Também participaram da agenda os secretários Pedro Salles, da Infraestrutura; Yara Nunes, da Cultura; e José Frederico Lyra Netto, de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Compartilhar em:

Notícias em alta