Hoje é 22 de outubro de 2024 20:30

Confira o que abre e fecha no aniversário de Goiânia

Prefeitura informa que serviços de urgência e emergência permanecem funcionando na quinta-feira, enquanto unidades do Atende Fácil voltam na sexta-feira
Feriado também impacta o funcionamento de alguns órgãos estaduais como o Procon, Detran e os setores da autarquia como o Contran e o Vapt Vupt // Foto: Reprodução

Goiânia comemora seus 91 anos nesta quinta-feira (24/10) e o feriado impacta o funcionamento de alguns órgãos públicos. A Prefeitura informou que todos os serviços de urgência e emergência, além de outros considerados essenciais para a população, serão mantidos.

Entre eles estão as salas de vacinação, limpeza urbana, atenção às mulheres vítimas de violência e fiscalização em geral. Na sexta-feira, 25 de outubro, o expediente nas repartições públicas municipais retorna ao normal.

O governo do Estado também anunciou a interrupção de alguns serviços em decorrência da comemoração. O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) não realizarão atendimentos ao público no aniversário da capital.

Veja o que abre e fecha em Goiânia

Serviços de saúde

Os atendimentos de urgência e emergência ocorrerão normalmente em 15 unidades de saúde que operam 24 horas por dia, com prioridade para os casos mais graves, conforme o protocolo de classificação de risco. Em situações de emergência em residências, locais de trabalho ou vias públicas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo número 192, oferecendo suporte com equipes treinadas e central de regulação.

As informações sobre testagem, além dos horários e locais das salas de vacinação, podem ser acessadas pelo site. O Centro de Zoonoses também operará em regime de plantão e poderá ser acionado nos casos de animais agressivos ou para emergências, como mordidas, pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130.

Assistência às mulheres e serviços sociais

A Casa Abrigo Sempre Viva, que oferece acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, estará aberta 24 horas no feriado. O abrigo, que oferece atendimento especializado com psicólogos e assistentes sociais, mantém a segurança de suas usuárias com a localização em sigilo. O encaminhamento ao abrigo é realizado pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) estarão em atividade durante todo o feriado, realizando busca ativa de pessoas em situação de vulnerabilidade. A população pode colaborar informando casos pelo telefone (62) 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia também funcionará ininterruptamente.

Limpeza urbana e zeladoria

Os serviços de coleta de lixo, operados pelo Consórcio Limpa Gyn, seguirão conforme o cronograma habitual disponível no site. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) continuará com as operações essenciais de urbanização, como o recolhimento de animais mortos e o atendimento a quedas de árvores. Os cidadãos podem solicitar esses serviços pela Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas ou via WhatsApp (62) 98555-8555.

Guarda Municipal e fiscalização

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) estará em pleno funcionamento no feriado, pronta para atender emergências e situações suspeitas. Em casos de necessidade, a população pode acionar o serviço pelo telefone 153. A prefeitura também manterá atividades de fiscalização durante o feriado, assegurando que serviços essenciais continuem operando de forma adequada.

Lazer

Os parques Mutirama e Zoológico estarão abertos ao público para celebrar o aniversário de Goiânia. O Parque Mutirama funcionará das 10h às 16h, com entrada gratuita. Já o Zoológico estará aberto das 8h30 às 17h, com bilheteria até às 16h. Os ingressos custam R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia).

Outros serviços

As unidades do Atende Fácil não terão expediente no feriado, mas retomam o atendimento na sexta-feira. Já a Central de Atendimento da Comurg estará disponível para emergências, e o Centro de Zoonoses operará em regime de plantão.


Com essa estrutura, a Prefeitura de Goiânia assegura que, mesmo no feriado, os principais serviços à população continuarão funcionando, garantindo segurança, saúde e bem-estar aos cidadãos.

Aniversário de Goiânia altera funcionamento de órgãos estaduais

Serviços essenciais mantidos

Mesmo com o feriado, o funcionamento dos serviços de urgência e emergência na saúde, assim como as operações das polícias civil e militar, bombeiros, arrecadação e fiscalização, seguem sem interrupções. A Companhia Saneamento de Goiás S.A. (Saneago) manterá suas equipes operacionais ativas, garantindo o funcionamento pleno dos sistemas de água e esgoto, além de atendimento 24 horas através dos canais de comunicação: Central 0800 645 0115, WhatsApp (62) 3269-9115 e chat online pelo site.

Fechamento de repartições

Os serviços oferecidos pelo Vapt Vupt estarão suspensos em todas as unidades do Estado nesta quinta-feira. Na sexta-feira (25) e sábado (26), o atendimento volta ao normal. O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) também informa que não haverá expediente nas Ciretrans e nos setores de atendimento na quinta-feira. As atividades serão retomadas na sexta.

Ceasa e AGR

As Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) vão operar normalmente no feriado, com o Mercado do Produtor funcionando das 3h às 14h. Apenas as áreas administrativas da Ceasa não terão expediente, retornando na sexta-feira. Já a Agência Goiana de Regulação (AGR) manterá atendimento eletrônico durante o feriado, atendendo questões relacionadas a saneamento, energia elétrica e transporte intermunicipal. Contatos podem ser feitos pelos canais eletrônicos da AGR.

Procon

A sede do Procon Goiás não funcionará na quinta-feira, assim como o Disque-Denúncia (151). No entanto, o consumidor poderá registrar reclamações pela plataforma online Procon Web durante o feriado.
O retorno de todas as atividades dos órgãos estaduais está programado para a sexta-feira (25/10), quando o expediente volta ao normal em todas as repartições públicas do Estado.

Compartilhar em:

Notícias em alta