Hoje é 24 de maio de 2024 07:21
Hoje é 24 de maio de 2024 07:21

Desfile cívico e bolo gigante marcam 102 anos de fundação de Aparecida de Goiânia

Com presença do vice-governador Daniel Vilela, deputados, vereadores e outras lideranças, evento foi marcado pela união política em torno da cidade
Realizada na Avenida Independência, festa teve como anfitrião o prefeito Vilmar Mariano e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana: “Aparecida tem a comemorar a geração de emprego e renda, crescimento e investimentos do poder público”, disse o prefeito // Fotos: Divulgação/NG/redes sociais

A população de Aparecida de Goiânia comemorou, na manhã deste sábado (11/5), os 102 anos de fundação da cidade. Para marcar a data, como já é costume, a prefeitura realizou o tradicional o desfile cívico, na Avenida Independência, na região do Parque da Família.

O evento contou com apresentação de várias escolas, bandas marciais e grupos das forças de segurança e, como não poderia faltar, antes foi servido o famoso bolo temático de 102 metros em alusão ao número de aniversários da cidade. O bolo gigante foi distribuído às centenas de pessoas presentes, que assistiram ao desfile em arquibancadas colocadas em alguns pontos.

“Aparecida tem a comemorar a geração de emprego e renda, seu crescimento e sobretudo temos pesquisa que indica que 80% da população tem orgulho de morar aqui, devido às gestões exitosas do Maguito, Gustavo, agora de Vilmar e ao apoio que estamos tendo do nosso governador Ronaldo Caiado e do nosso vice-governador Daniel Vilela”, declarou o prefeito Vilmar Mariano, ao lado do vice-governador, do ex-prefeito Gustavo Mendanha, deputados, vereadores e outras lideranças políticas goianas.

Em discurso, Daniel Vilela (foto) destacou o desenvolvimento da cidade, que conta hoje com cerca de 600 mil habitantes.

“A cada ano, Aparecida tem tido mais motivos para comemorar. Passam-se os anos, e os agentes políticos estão comprometidos com qualidade de vida dessa população”, disse o vice-governador.

Como exemplo do desenvolvimento que o município tem vivenciado, o vice-governador citou a criação do novo Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot), que vai incorporar a área que era ocupada pelo semiaberto do complexo prisional.

“Serão instaladas mais de 300 empresas, com geração de mais de 30 mil empregos. Aparecida é hoje uma cidade de oportunidades. Isso é uma determinação do governador Ronaldo Caiado, comprometido com o futuro da cidade”, completou Daniel.

Além de várias escolas, desfilaram na Avenida Independência banda do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Guarda Mirim, Secretarias de Meio Ambiente, Cultura, Igualdade Racial, Assistência Social, Esporte, Educação e Mobilidade, Polícia Civil e outros grupos culturais da cidade.

É a cidade das oportunidades’

Também presente, o ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB, foto) lembrou da relação sua e de sua família com o município, onde cresceu e tornou-se vereador, ao lado do pai, Leo Mendanha, um dos fundadores do MDB na cidade.

“É sempre bom ver a alegria do nosso povo e boa parte de minha vida estive junto aqui enquanto político ou adolescente e criança”, rememorou, citando as lideranças políticas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, especialmente Maguito Vilela.

A vereadora Camila Rosa (União Brasil) lembrou do crescimento de Aparecida até ultrapassar a marca de meio milhão de habitantes: “Hoje é a cidade das oportunidades. Então somos muito gratos a todos os imigrantes que confiaram em Aparecida e aqui construíram sua família, sua história e, consequentemente, ajudaram a nossa cidade a se desenvolver”.

“Se hoje temos uma economia pujante, é porque vocês, todos os moradores, acreditaram em Aparecida de Goiânia”, completou Camila.

Reconhecimento ao legado de Maguito Vilela

Em nome da Câmara Municipal, o vereador Hans Miller (MDB) discursou e lembrou “o legado de Maguito Vilela”, pai de Daniel, que foi prefeito por duas vezes no município.

“Assim como seu pai, Daniel Vilela adotou Aparecida como sua terra-mãe. Estamos no caminho para deixar um legado ainda maior para as próximas gerações”, disse o vereador.

O deputado estadual Veter Martins (PRD) discursou no mesmo sentido: “Daniel Vilela tem respeitado o legado de Maguito e, ao lado de Caiado, tem feito o reconhecimento que Aparecida merece”.

Já a deputada estadual Bia de Lima (PT) complementou: “O grande amigo Maguito Vilela deixou muitas sementes boas plantadas em Aparecida”.

A deputada federal Silvye Alves também esteve presente e parabenizou a cidade, a quem chamou de “jovem senhora”. A parlamentar acredita que “Aparecida vai crescer bastante, com investimentos municipais e do Estado”.

Taxa de crescimento acima da média

Aparecida de Goiânia completa 102 anos de fundação neste sábado (11/5) esbanjando crescimento econômico. Em 12 anos, de 2010 a 2022, o Produto Interno Bruto de Aparecida (somo das riquezas produzidas no município) saltou de R$ 5,8 bilhões para R$ 16,9 bilhões, segundo dados do IIBGE. Em termos nominais, sem descontar a inflação, o PIB local subiu 192% no período, com taxa de crescimento anual em 16% nos últimos 12 anos.

Segundo a prefeitura, é o PIB que mais cresce em Goiás. A taxa de elevação conquistada por Aparecida (192%) é maior do que a de grandes municípios como a própria capital, Goiânia (106%), e Anápolis (60%), esta última reconhecida como um dos principais polos farmoquímicos do estado.

Dois pontos são citados como decisivos para o sucesso econômico local: boa gestão administrativa e financeira das contas públicas, com investimentos constantes do poder público em infraestrutura e serviços básicos de saúde e educação, principalmente a partir da gestão de Maguito Vilela (2009/2016), e expansão dos polos industriais, responsáveis por geração de emprego e arrecadação.

Para o prefeito, a população tem motivos para celebrar o aniversário, já que, segundo ele, o poder público tem intensificado a entrega de benefícios, principalmente obras viárias e de infraestrutura, com asfaltamento de vários bairros.

“Aparecida se desenvolveu muito nos últimos anos. Hoje, nossa cidade tem infraestrutura completa na educação, saúde, segurança pública e demais áreas. Somos, por exemplo, referência na geração de empregos e vamos continuar crescendo porque investimos na atração de novas empresas. São várias conquistas importantes e que devem ser comemoradas”, afirma.

Compartilhar em:

Notícias em alta