Hoje é 11 de outubro de 2024 20:16

Detran fará prova teórica remota para agilizar emissão de CNH em Goiás

Autarquia deve levar unidades móveis para aplicar o exame em cidades sem estrutura própria, reduzindo custos com deslocamento
Presidente do Detran afirma que as próximas etapas do projeto vão permitir que futuros motoristas façam prova de casa // Foto: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) anunciou nesta quinta-feira (10/10) a implantação de um novo sistema para aplicar as provas teóricas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma remota. Com a novidade, que está em fase de testes, o órgão pretende reduzir o tempo de espera para a realização do exame de legislação de trânsito e ampliar o acesso ao serviço em todos os 246 municípios goianos.

Atualmente, a fila de espera por bancas teóricas no estado soma cerca de três mil candidatos, que aguardam, em média, 16 dias para realizar o exame após a conclusão do curso obrigatório. A nova medida promete eliminar essa espera, permitindo a realização de provas diariamente, conforme a demanda de cada município. Segundo o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, “hoje, em regiões mais populosas, as provas acontecem apenas uma vez ao mês. Nosso objetivo é acabar com essa fila, permitindo que as bancas sejam feitas todos os dias, sem burocracia e com mais eficiência.”

No modelo remoto, os candidatos realizarão o exame em baias equipadas com computadores e câmeras de videomonitoramento, tecnologia que inclui detectores de movimento para identificar qualquer comportamento fora do padrão durante a prova. Caso seja detectada alguma irregularidade, um alerta será emitido e a prova poderá ser interrompida para averiguação.

O projeto-piloto está operando na sede do Detran-GO e, após ajustes, a iniciativa será ampliada para a Região Metropolitana de Goiânia ainda em outubro. O plano é que, futuramente, a prova teórica seja aplicada em prefeituras e unidades do Vapt Vupt em todo o estado. “Estamos há uma semana aplicando o novo sistema em Goiânia e já realizamos provas com cerca de 100 alunos. O modelo anterior continuará disponível, mas pretendemos ampliar o sistema para as maiores cidades nas próximas semanas”, afirmou o presidente.

Para atender cidades menores, que não possuem estrutura adequada, o Detran-GO também vai implementar duas unidades móveis. Esses veículos, adaptados com baias de computadores, circularão pelas regiões com maior demanda, oferecendo o exame teórico de forma itinerante. Além disso, o órgão planeja permitir que, futuramente, as provas possam ser realizadas diretamente de casa. “Numa próxima etapa, já em desenvolvimento, o candidato poderá fazer a prova da sua casa, pelo celular. Isso vai realmente facilitar a vida de quem quer obter a CNH e reduzir custos consideravelmente”, revelou Waldir.

A nova medida busca não apenas acelerar o processo de habilitação, mas também trazer economia tanto para o Detran-GO quanto para os candidatos. “Hoje, muitos candidatos precisam viajar longas distâncias para fazer a prova. Com esse novo formato, vamos eliminar essa necessidade, facilitando o acesso e reduzindo custos, tanto para os candidatos quanto para o órgão público”, ressaltou o delegado.

O Detran-GO espera que, até o final do ano, todos os 246 municípios goianos estejam aptos a oferecer o exame teórico de forma remota. “Queremos que, até o fim do ano, todas as cidades do estado tenham acesso ao novo sistema. Já compramos equipamentos e estamos preparados para atender a essa demanda”, finalizou o presidente.

Compartilhar em:

Notícias em alta