Hoje é 21 de fevereiro de 2024 11:30
Hoje é 21 de fevereiro de 2024 11:30

Detran-GO anuncia previsão de concurso público com 1 mil vagas para 2024

Proposta do órgão é de ampliar o atendimento e fiscalização em todo o Estado de Goiás e constituir um quadro de colaboradores efetivos no órgão que existe desde 1980
Uma das metas da administração é aumentar o número de bancas examinadoras, descentralizando os serviços para os 246 municípios goianos // Foto: Agência Cora

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) está prestes a realizar seu primeiro concurso público desde sua criação em julho de 1980. O projeto de lei, proposto pela Governadoria, que prevê a criação de mil cargos de Agentes de Trânsito e Examinadores, foi recentemente aprovado pela Assembleia Legislativa de Goiás, abrindo caminho para o concurso a ser realizado no ano de 2024 de acordo com divulgação feita pelo órgão na manhã desta quarta-feira, dia 27.

A medida visa estabelecer um quadro próprio de servidores, substituindo em grande parte os cargos atualmente ocupados por cerca de 1,2 mil comissionados e temporários, de acordo com informações repassadas à reportagem do Portal Notícias Goiás pelo órgão. Os salários iniciais estão fixados em R$ 4.258, para cargos em que exigirão nível superior em qualquer área de formação, com uma carga horária de 40 horas semanais, incluindo a possibilidade de trabalho em finais de semana e feriados, conforme a necessidade e o interesse público.

O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, enfatizou que o objetivo é aprofundar a profissionalização dos serviços, ampliando os atendimentos com inteligência e reforçando os quadros com técnicos e especialistas. Em breve, teremos reforço nos quadros com técnicos e especialistas. Isso nos permitirá aperfeiçoar a formação de condutores e a fiscalização de trânsito”, pontuou.

Uma das metas da administração é aumentar o número de bancas examinadoras, descentralizando os serviços para os 246 municípios goianos. Isso busca proporcionar mais comodidade aos cidadãos, evitando deslocamentos desnecessários para a realização de provas.

Além do aprimoramento nos processos de habilitação, a expansão do quadro de servidores permitirá um aumento no poder fiscalizatório do Detran-GO, que atualmente conta com parcerias com a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia para realizar suas operações. 

O foco inclui não apenas a fiscalização de trânsito, mas também o controle das atividades dos permissionários, como Centros de Formação de Condutores, clínicas, oficinas e empresas de desmonte e comércio de peças usadas. A novidade anunciada ainda será sancionada pelo governador Ronaldo Caiado.

Compartilhar em:

Notícias em alta