Agora, o proprietário de veículo licenciado em Goiás conta com mais um serviço digital oferecido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Goiás): a liberação digital de veículos recolhidos aos pátios. Com isso, quem teve um veículo apreendido pode fazer todo o procedimento de liberação pelo Portal Expresso do Governo de Goiás (https://expresso.go.gov.br/) e se sair de casa apenas para buscar o veículo no pátio.
Ao apresentar o novo serviço, o presidente do órgão, Delegado Waldir Soares, destacou que o objetivo é facilitar o acesso do cidadão aos serviços prestados pela autarquia.
“O Detran, sob nosso comando, tem feito investimentos fenomenais para que o contribuinte tenha o Detran na sua mão, evitar perca tempo, que você tenha que sair da sua casa e para ir a unidade do Detran. Gestão. Essa é a nossa prioridade”, diz Delegado Waldir, ao destacar que a nova funcionalidade servirá para quem tem seu veículo retido pela PM e que, até hoje, tinha de enfrentar uma série de burocracia.
“O cidadão deveria deslocar até uma Ciretran ou unidade Vapt Vupt, pegar senha, pegar fila, emitir os boletos de pagamento. Após emitir os boletos de pagamento, ir ao banco fazer o pagamento, depois teria que pegar nova senha para voltar no Vapt Vupt para pegar a liberação. Só então, com essa liberação, você iria para o pátio retirar o veículo. Normalmente, você perdia quase o dia todo pra isso”, explica Delegado Waldir, que acrescenta: “Agora, não. Agora está tudo muito mais fácil”.
O novo serviço já está em funcionamento e dispensa a necessidade de atendimento presencial nas unidades da sede do Detran, nos Ciretrans ou Vapt Vupt. Ao acessar o portal Expresso do Governo de Goiás, e fazer o login na conta http://gov.br , o proprietário consegue quitar os débitos relativos ao IPVA, às multas, ao licenciamento, ao pátio e ao guincho.
Após a confirmação do pagamento, se não houver nenhuma pendência administrativa, o sistema gera o Termo de Liberação, que deverá ser impresso e apresentado no endereço indicado para a retirada do veículo.
A orientação do presidente do Detran é que ao utilizar o serviço o usuário opte pelo pagamento via Documento Único de Arrecadação (DUA), pois o tempo de compensação é de cinco minutos. Já os pagamentos via boleto bancário podem levar até 72 horas para constarem no sistema, dependendo da instituição financeira em que foi feita a quitação.
“Nosso objetivo é facilitar a vida do cidadão que passa a ter o Detran-GO na palma da mão. Estamos investindo em tecnologia e em simplificação de procedimentos”, ressalta o presidente ao lembrar outros serviços que ganharam versões digitais recentemente, como o chatbot “Ana” e o recurso de multa 100% on-line.
Veja o passo a passo de como usar o serviço online
Para fazer a liberação do veículo pelo Expresso, o proprietário deverá ter, no mínimo, selo prata na conta .GOV.BR. Ele deve entrar no portal com a conta http://gov.br e selecionar a opção “Consultar veículo”.
O sistema irá listar todas as opções cadastradas no seu CPF para que ele selecione a placa desejada. Em seguida aparecerá “Veículo apreendido”. Basta então clicar em “Obter liberação”, emitir as guias e efetuar o pagamento de todos os débitos (IPVA, pátio, guincho e demais pendências).
Após a quitação, o botão para “Baixar termo” será habilitado. Com o documento em mãos, o proprietário deverá procurar o pátio para fazer a retirada do veículo.
Se o veículo tiver pendências administrativas, como alteração de característica, ou outras irregularidades, é necessário saná-las para conseguir o termo de liberação. Nesses casos, a liberação não poderá ser feita on-line e o usuário deverá procurar atendimento presencial. Valer ressaltar que a liberação digital só está disponível para o proprietário do veículo.