Quem precisar do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) agora dispõe de uma forma prática e rápida de acessar informações sobre serviços de habilitação e veículos. A autarquia disponibilizou um assistente virtual, chamado Ana, para facilitar esse acesso.
Como parte das medidas adotadas para aproximar o Detran-GO do público, também foi eliminada a exigência do prazo de 15 dias para que os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação possam remarcar o reteste dos exames práticos e teóricos.
A assistente virtual Ana está disponível no site http://goias.gov.br/detran e responde automaticamente às demandas dos usuários. Para acessar as informações, o cidadão deve indicar se a dúvida é sobre CNH ou veículo e inserir o CPF. Em seguida, surgem as opções de 23 serviços.
Ao escolher a opção desejada, são apresentadas informações gerais, documentos necessários, taxa do serviço e locais de atendimento.

O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir Soares, afirma que o chatbot foi criado para fortalecer o conjunto de medidas que a autarquia implementa visando desburocratizar os serviços e melhorar a relação com o usuário.
“A Ana é supereficiente. Sem qualquer divulgação, em uma semana foram cinco mil atendimentos”, comenta Delegado Waldir, destacando o empenho do órgão em oferecer ao cidadão um atendimento de qualidade, “com segurança, mas sem burocracia”.
A lista de informações sobre 23 serviços, acessível pelo chatbot, foi elaborada com base em uma análise do Disque-Detran, que identificou os serviços mais procurados. Entre os serviços incluídos estão Renovação de CNH, 1ª habilitação, CNH Definitiva, Mudança ou Adição de Categoria, Inclusão de veículo novo, transferência de propriedade, licenciamento, comunicação de venda e recurso de multa.
Delegado Waldir também reforça que, caso o usuário não consiga resolver seu problema com a assistente virtual, ele será encaminhado para o atendimento pelo telefone 154.
“Caso ainda não esteja satisfeito, pode vir até o prédio principal do Detran ou a uma unidade Vapt Vupt, onde terá atendimento personalizado com café e água. O Detran tem quatro milhões de clientes e precisa prestar serviços de qualidade, tanto presencialmente quanto online”, ressalta Waldir Soares.
Redução do prazo para reteste
Com o intuito de diminuir o tempo de espera para a prova, o Detran-GO eliminou o prazo de 15 dias para que o candidato à habilitação reprovado no exame prático ou teórico possa remarcar o reteste. Agora, o sistema permite que o reteste seja agendado 24 horas após o registro do resultado anterior.
“Estamos aumentando o número de bancas, criando mais vagas para provas práticas e teóricas. Não faz sentido que o candidato espere 20 ou 30 dias para fazer um reteste se podemos agilizar o processo. Isso também gera economia para o candidato”, enfatiza Waldir.