O prefeito eleito de Varjão, Diogo Guimarães (Podemos), anunciou os nomes dos secretários que irão ocupar cada pasta da prefeitura em sua participação no Bate-Papo NG, nesta quinta-feira (12/12). Ele comentou ainda sobre a situação fiscal do município e as dificuldades que enfrenta na transição de governos.
Diogo afirma que não tem dados concretos com relação às finanças do município devido a entraves impostos à equipe de transição pela atual gestão. Mas, com base nos documentos já apresentados sobre o número de funcionários concursados, ele alerta sobre o fundo de previdência social.
“Os funcionários concursados que aposentaram depois de 2003 aposentaram pelo fundo de previdência. Quando criaram o fundo, deveria ter tido um planejamento. Esse dinheiro deveria ter sido colocado para render, mas isso não foi feito. Com isso, as pessoas foram se aposentando, foi criando um número maior de pessoas aposentadas e sem recurso para pagamento”, explica.
Ele ressalta ainda os empréstimos contraídos pelos governantes anteriores. Segundo o prefeito, a cidade perdeu mais de R$ 4 milhões por conta das dívidas não pagas.
“São R$ 4,5 milhões que a nossa cidade perdeu nesses anos de 2021 a 2024, e essa dívida é de somente um órgão. A gente ainda não viu o que está ficando nos outros. Mas eu quero que eles entreguem a prefeitura em dia, porque cada real de dívida para pagar é um real que deixa de ser investido na cidade”, afirma.
Mesmo que o mandato tenha início somente em 2025, Diogo já trabalha na cidade e fora dela. Ele comenta que está visitando deputados com o objetivo de conseguir emendas para investir em obras. Um deles é o deputado estadual Issy Quinan, que o gestor apoia.
“Eu faço sempre o compromisso: o deputado que deixar recurso para o nosso município, você pode ter certeza de que ele vai estar presente na entrega do município, e a população estará ciente de que esse dinheiro foi muito bem recebido e investido”, informa.
Sobre a Câmara Municipal de Varjão, o prefeito eleito reforça a importância de buscar a união de todas as forças na busca de recursos e no trabalho constante pela cidade. Para ele, o planejamento do governo deve ser pautado no respeito mútuo e no objetivo de melhorar a vida da população, mantendo o bom relacionamento com o Legislativo.
Com relação à presidência da casa, Diogo lembra que o vereador Fernando Nico, filiado também ao Podemos, colocou seu nome à disposição para as eleições dentro da Câmara Municipal. Entretanto, ele afirma que não pretende interferir nessa escolha, respeitando a autonomia do Poder Legislativo.
“Qualquer um dos nove vereadores que for eleito, eu acredito que não vou ter dificuldade, porque meu trabalho como prefeito é fazer a coisa certa. Então vou trazer a realidade do município de forma transparente. Eu vou sempre trabalhar ao lado da população”, reforça.
Ainda no esforço de trabalhar de forma honesta e transparente, Diogo afirma que escolheu o secretariado com base na formação técnica necessária para cada pasta. Segundo ele, cada secretário deve atender à população de forma justa, sem vínculos políticos, tendo como único compromisso o bom funcionamento do serviço que administra.
Janaina Mastins
Secretaria de Assistência Social
Adriane Luz Aires
Secretaria de Saúde
Marcelo Garcia Moreira
Secretaria de Transporte
Rubens da Cruz Santana
Secretaria de Administração e Planejamento
Bruna Martins Mariano
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Cardoso Joaquim
Diretor da Agricultura
Lara Francis Oliveira
Departamento de Controle Interno
Luiz Dias
Secretaria de Ação Urbana
Bruna Martins Almeida
Secretaria de Finanças
Rhalcia Lino Gleria
Secretaria de Educação
Leandro Valdoveu
Secretaria do Esporte