Presidente municipal do PP, Divino Ajax, assumiu interinamente, nesta quarta-feira (13/9), o comando da Secretaria de Habitação de Aparecida de Goiânia. Ele substitui o secretário Roberto Hidasi, que foi exonerado pelo prefeito Vilmar Mariano. A prefeitura não informou o motivo da demissão de Hidasi, que assumiu a secretaria no início de setembro, também por indicação do presidente Estadual do PP, Alexandre Baldy, presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab).
“A orientação do prefeito Vilmar é que a gente possa conseguir o máximo possível de novas moradias pra cidade, aproveitar o programa Minha Casa Minha Vida, do Governo federal, Minha Casa Custo Zero, do Governo estadual, aproveitar que o Minha Casa Minha Vida permite que entidades do terceiro setor construa moradia. A gente vai fazer o possível para que um número maior de imóveis possa ser construído na cidade de Aparecida”, disse o novo secretário, ao PORTAL NG.
Divino afirmou que seu objetivo é trabalhar no enfrentamento aos desafios habitacionais da cidade para garantir que cada cidadão tenha acesso a moradia digna, que é um direito social estabelecido na Constituição. Ele afirma que dará continuidade ao trabalho que já estava sendo desenvolvido pelos secretários anteriores.
Outro pilar de trabalho da pasta é intensificar o processo de regularização fundiária por meio do programa Aparecida Legal.
“Temos vários bairros que ainda não foram regularizados, famílias que moram em suas residências há vários anos e não têm o domínio, não têm o título dessa moradia”, explica Divino Ajax, citando, como exemplo, os setores Independência Mansões e Conjunto Planalto.
O secretário cita ainda as ocupações irregulares no município, como Norberto Teixeira, Alto da Boa Vista, Marília Mendonça, situação que extrapola o poder de ação da prefeitura isoladamente, dependendo de ações que envolvem Governo estadual, Judiciário e Ministério Público.
“Essas ocupações precisam ter uma resolução, ou se regulariza ou se constrói novas moradias e transfere essas famílias, para outro lugar”, observou.
Por fim, o gestor destacou que outro desafio da pasta é efetivar o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social e o Programa de Reforma Habitacional.
“Desta forma poderemos receber recursos via fundo, algo que já está em andamento. Além disso, vamos trabalhar para implantar um novo programa que beneficia a população que vive em imóveis precários. O município através do programa poderá proporcionar a reforma da residência desse cidadão”, adiantou.
Perfil – O novo secretário interino possui formação superior em Gestão Pública com pós-graduação em Administração Pública, Educação Física e Ciência Política. Divino Ajax também é conhecido por sua carreira como servidor público municipal concursado desde 1990, no cargo de professor, já estava atuando na Secretaria de Habitação.
Além disso, no governo do estado ocupou os cargos de Gerente Administrativo na Secretaria das Cidades e Gerente de Cadastro na Agência Goiana de Habitação.
Em Aparecida, Divino Ajax foi secretário municipal de Desporto e Lazer (2000/2002) e (2007/2008) e de Articulação Política (2022), além de secretário-executivo de Apoio a Gestão, entre outros.
Ajax foi suplente de vereador e presidente municipal dos partidos PRTB e PSD. Atualmente é presidente do PP municipal.