Hoje é 23 de maio de 2024 21:36
Hoje é 23 de maio de 2024 21:36

Elder Galdino chega 33,75% de intenção de voto para prefeito de Catalão

Divulgado nesta segunda-feira, levantamento traz pré-candidato que deixou o MDB e se filiou ao partido Republicanos como principal adversário do emedebista Velomar Rios
Elder Galdino, que tem como pré-candidata a vice-prefeita Marília Sebba, do PSDB: “A população tem chegado na minha pessoa no dia a dia dizendo que Catalão precisa de mudança” // Fotos: Reprodução

Representando a maior força de oposição no município, o pré-candidato a prefeito de Catalão pelo partido Republicanos, Elder Galdino, tem 33,7% das intenções de voto, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Cristão Brasileiro (ICB) Objetiva de Ensino, Pesquisa e Marketing Ltda. Divulgado nesta segunda-feira, o levantamento traz Velomar Rios, do MDB, em primeiro lugar na pesquisa estimulada (quando são apresentados nomes ao eleitor), com 40,75% de intenção de voto.

Em terceiro lugar, bem atrás, aparece Renato Ribeiro (PL) com 5% e Professora Maria Moura (PT), com 1,5%. Nesse cenário, 6,5% afirmaram que votariam em branco ou nulo e 12,5% não souberam responder.

Os números indicam uma tendência de polarização da disputa entre os dois principais grupos políticos da cidade, liderados pela família de Jardel Sebba (PSDB) de um lado e de Adib Elias (MDB), de outro. Elder Galdino deixou o MDB, alegando falta de espaço para lançar candidatura e fechou um acordo com o PSDB do deputado estadual Gustavo Sebba, que abdicou da candidatura para indicar a irmã, Marília Sebba, como candidata a vice-prefeita na chapa de Galdino.

“Nas minhas caminhadas pela cidade e pelos distritos da cidade de Catalão, o povo tem aclamando uma mudança, mudança verdadeira, com responsabilidade”, afirma Elder Galdino, que aponta que a cidade hoje se encontra em situação de calamidade.

Ele afirma ainda que já tem apoio de sete partidos.

“Catalão está abandonada, os bairros estão abandonados, as estradas vicinais das zonas rurais estão abandonadas. Por isso, a população tem chegado na minha pessoa no dia a dia dizendo que Catalão precisa de mudança. E essa mudança vai acontecer, está aí na pesquisa, está também no rosto de cada cidadão da cidade”, acrescenta o pré-candidato.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número GO-09283/2024). Foram ouvidos 400 eleitores do município, entre os dias 23 e 24 de abril. A margem de erro é de 5 pontos percentuais. A pesquisa foi custeada pelo próprio realizador, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral.

Velomar é mais rejeitado, segundo levantamento

A pesquisa realizada pelo Instituto Cristão Brasileiro (ICB) também avaliou o índice de rejeição dos quatro pré-candidatos. Na sondagem, Velomar Rios (foto) aparece com 6,5%, como o mais rejeitado pelo eleitor; em seguida vem Professora Maria Moura, com 4,2%. Já Elder Galdino possui 4,0%, e Renato Ribeiro, 2,0% de rejeição. 61% dos entrevistados declararam não rejeitar nenhum dos candidatos e 14,5% não se decidiram.

Na pesquisa de intenção de voto espontânea, em que o eleitor indica o candidato sem o estímulo da sugestão de nomes, o cenário da disputa permanece o mesmo da estimulada, com o pré-candidato Velomar Rios à frente, com 24,7% das intenções de voto, seguido de Elder Galdino com 14,2%.

Neste cenário, o pré-candidato Renato Ribeiro chegou a 3% das intenções de voto; Professora Maria Moura tem 0,7% e Adib Elias 0,2%. Adib é o atual prefeito e apoia a candidatura de Velomar. Segundo a pesquisa, 4,0% afirmaram que votariam em branco ou nulo e 53% não souberam responder.

Compartilhar em:

Notícias em alta