O empreendedorismo negro em Goiás tem crescido nos últimos anos, mas enfrenta desafios importantes. Segundo estudo do Sebrae Goiás baseada na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), em 2023 havia 621.090 empreendedores negros em Goiás, representando 57% do total, enquanto os brancos somavam 475.490, o equivalente a 43% do total.
Apesar de serem maioria, os negros empreendedores apresentam, em média, menor escolaridade em relação aos brancos. Entre os homens negros, 36,2% têm ensino médio completo e 28,4% possuem ensino superior, enquanto os brancos nessas mesmas categorias registram 35,9% e 32,5%, respectivamente. A faixa etária predominante entre os empreendedores de ambos os grupos é de 30 a 49 anos.
A taxa de empreendedorismo entre negros em Goiás é de 16,2%, comparada a 21,6% entre os brancos. Isso significa que, para cada 100 homens negros com 14 anos ou mais, 16 possuem negócios, enquanto entre os brancos esse número é de 21. A maior parte dos empreendedores negros está concentrada no setor de serviços, mas eles enfrentam desafios como acesso a crédito e capacitação.
Iniciativas como as do Sebrae Goiás são fundamentais para apoiar o empreendedorismo negro, com programas de capacitação e consultoria. Elaine Moura, do Sebrae, destaca o potencial de crescimento desses negócios com políticas inclusivas. Um exemplo é William Sandro Bernardes, que após 21 anos como educador físico, abriu uma loja de alimentos naturais, superando desafios comuns no início de sua trajetória como empresário.
“O empreendedorismo não deve ser amadorismo”, diz Cleber Muniz
Homem negro, com 36 anos, pós-graduado, o professor universitário Cleber Muniz expressou sua opinião sobre os desafios de ser um empreendedor em Goiás. “Empreender para mim é um desafio diário que exige dedicação, resiliência e posicionamento firme. Como homem negro trabalhando na área de Branding em Goiás, carrego minhas ambições, sonhos e desejos. Não há como falarmos no empreendedorismo entre negros sem lembrar das barreiras estruturais que infelizmente que impactam suas atividades aqui e no Brasil”, comentou.
Empresário no ramo do design estratégico, Cleber expõe também sua visão sobre o mercado e fala sobre a superação de preconceitos. “Acredito que o mercado empresarial por si só é competitivo e desafiador, especialmente para os negros. Precisamos comunicar bem nossos valores e relevância profissionais. Para nós os desafios se multiplicam e o acesso às oportunidades e caminhos são mais desafiadores. É importante construirmos boas redes de relacionamentos, erguer a cabeça e superar as barreiras do racismo e do preconceito, que são muitas vezes sutis e implícitas”, evidenciou.
Cleber Muniz também compartilha sua experiência enquanto empreendedor e destaca que talento, oportunidades e networking são fundamentais para o sucesso profissional. “Sou empreendedor há sete anos e em Goiás temos uma série de oportunidades para empreender, especialmente para aqueles que são criativos e competentes. Eu acredito que por mais que existam obstáculos, como citei, a resiliência é fundamental para que possamos crescer. O empreendedorismo não deve ser amadorismo. É preciso estudar e se dedicar para entregar os melhores resultados”, cravou.