O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), assinou nesta segunda-feira (28/4) Protocolo de Entendimento que concretiza a instalação da multinacional chinesa Teld Eco Charger no Estado. O titular da SIC, Joel Sant’Anna, está em Qingdao, na sede da empresa na China, onde oficializou o acordo ao lado do vice-presidente da companhia, Tiecai Liu.
A indústria, especializada em carregamento e recarga para veículos elétricos, será instalada no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), com investimento estimado em R$ 100 milhões. A Teld é responsável por 42% da produção de carregadores elétricos na China e está entre os principais fabricantes globais de equipamentos para carros e ônibus elétricos.
Em Goiás, além da unidade fabril em Anápolis, a empresa também implantará três eletropostos (local equipado para fornecer energia elétrica e recarregar bateria de veículos elétricos e híbridos plug-in) de carregamento rápido em Goiânia, com tempo estimado de até 20 minutos por recarga, sendo a primeira do setor a oferecer esse tipo de infraestrutura no estado.

“A chegada da Teld é um marco para Goiás. O fato de essa gigante asiática ter escolhido se instalar em nosso estado demonstra a potência da economia goiana e posiciona Goiás na vanguarda do desenvolvimento sustentável”, comemora Joel Sant’Anna.
Missões para atrair empresas e gerar renda
De acordo com a SIC, o Governo de Goiás tem intensificado sua agenda de missões internacionais, especialmente na China, com o objetivo de atrair investimentos que gerem emprego, renda e desenvolvimento. Um exemplo bem-sucedido é a instalação da gigante Weichai, também chinesa, em Itumbiara, resultado de missão ao país asiático em 2024 liderada pelo governador Ronaldo Caiado.
Já a parceria com a Teld teve início em novembro do ano passado, durante uma missão oficial coordenada por Joel Sant’Anna, com participação do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. Na ocasião, foram realizadas visitas técnicas e estudos para a implantação de carregadores elétricos em novos empreendimentos, além das articulações que culminaram na instalação da fábrica em Anápolis e dos três eletropostos em Goiânia.