Hoje é 25 de fevereiro de 2025 11:15

Evento gratuito do Sebrae ensina empresários a negociar dívidas

Especialistas debateram estratégias de renegociação e recuperação de crédito, destacando a importância de um planejamento financeiro eficiente
Economistas, advogados e assessores do Tribunal de Justiça de Goiás palestraram sobre a importância de uma boa gestão empresarial para sucesso da empresa // Fotos: Divino Batista

O Sebrae Goiás realizou, um evento gratuito voltado para capacitar e orientar empresários na gestão financeira de seus negócios. Com foco em negociação de dívida, na última quarta-feira (19/2), o encontro reuniu especialistas para debater estratégias de renegociação e recuperação de crédito, destacando a importância de um planejamento financeiro eficiente para garantir a sustentabilidade empresarial.

Entre os palestrantes estavam Ludmila Lacerda Oliveira Braz, assessora do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), e o economista Maurício Faganelo, professor e especialista em economia empresarial. O gestor estadual do programa Conexão Financeira, Gustavo Toledo, também esteve presente, enfatizando a parceria entre o Sebrae e o TJ-GO na oferta de soluções para micro e pequenos empreendedores.

O economista Maurício Faganelo reforçou a importância de um planejamento financeiro adequado para evitar o endividamento excessivo e manter a saúde financeira das empresas.

“Nosso objetivo aqui é orientar o empresário a enxergar saídas para sua situação financeira. Muitas vezes, ele está tão imerso no problema que não consegue visualizar soluções. A renegociação de dívidas deve ser feita com estratégia, considerando o impacto no fluxo de caixa e na credibilidade da empresa”, afirmou Faganelo.

Para os empreendedores que já se encontram endividados, Ludmila Braz explicou como o TJ-GO, em parceria com o Sebrae, viabiliza soluções acessíveis para renegociação de dívidas. Ela explicou que o órgão oferece um serviço de conciliação gratuito, permitindo que micro e pequenos empreendedores recuperem seu crédito. Além disso, não há custo para dívidas abaixo de 40 salários mínimos.

Ela destaca ainda que qualquer valor pode ser renegociado por meio do serviço de conciliação do Tribunal de Justiça.

“Desde uma dívida de R$ 50 até valores maiores, é possível conciliar e resolver o problema sem burocracia. A audiência é marcada rapidamente e pode ser realizada virtualmente, facilitando o acesso aos empresários”.

O gestor estadual do Conexão Financeira, Gustavo Toledo, comemorou os resultados da parceria entre Sebrae Goiás e TJ-GO no auxílio ao empreendedor.

“Todos nós precisamos de uma segunda chance. A parceria entre o Tribunal de Justiça e o Sebrae fortalece essa oportunidade para os empresários, ajudando-os a negociar suas dívidas e restabelecer sua estabilidade financeira”, disse Toledo.

O evento, intitulado Conexão Financeira destacou a importância do planejamento financeiro para a prosperidade dos negócios, abordando estratégias para renegociação de dívidas, prevenção do endividamento excessivo e manutenção de um fluxo de caixa saudável, elementos essenciais para garantir a longevidade das empresas.

A gerente executiva do grupo Federal Gerenciadoras de Risco, Gardênia Machado, destacou a importância dos cursos do Sebrae para o aprimoramento da gestão empresarial. Segundo ela, o conhecimento adquirido foi disseminado entre sua equipe, funcionando como um multiplicador de boas práticas. Além disso, Gardênia reforçou a relevância do Sebrae para empreendedores que buscam melhorar a administração de seus negócios.

“Tudo que eu aprendi aqui dentro do Sebrae foi de muita valia dentro das empresas que eu gerenciei e administrei”, afirmou.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta