Hoje é 30 de dezembro de 2024 14:19

Ex-secretário executivo da Saúde de Goiânia se entrega para cumprir prisão

Ele estava foragido desde terça-feira, quando foi deflagrada a operação Speedy Cash, que investiga desvio de recursos na Saúde da capital
Preso e liberado provisoriamente junto com o ex-secretário Wilson Pollara, Quesede Ayres Henrique se entregou para cumprimento de prisão temporária // Foto: Reprodução

O ex-secretário executivo de Saúde de Goiânia Quesede Ayres Henrique se entregou à Delegacia Estadual de Capturas, unidade da Polícia Civil de Goiás (PCGO), nesta quinta-feira (19/12). Ele estava foragido desde a última terça-feira (17/12), data em que foi deflagrada operação Speedy Cash, para investigar um desvio de recursos na Secretaria Municipal de Saúde da capital. Contra ele havia em aberto um mandato de prisão temporária.

A operação realizada por policiais da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor) investiga crimes de peculato (furto praticado por servidor público) e organização criminosa. O grupo investigado teria desviado recurso da ordem de aproximadamente R$ 10 milhões da Secretaria Municipal de Saúde da capital.

Três outros envolvidos foram presos na terça-feira. Além de Quesede, outro alvo da operação é o ex-secretário de Saúde de Goiânia, Wilson Pollara, que encontra-se foragido. A polícia também cumpriu 17 mandados de busca e apreensão.

O dinheiro desviado seria oriundo de fraude em um convênio firmado entre a secretaria e uma prestadora de serviços. A saúde da capital encontra-se em crise há mais de mês e o Tribunal de Justiça de Goiás determinou intervenção do estado, a pedido do Ministério Público.

A defesa de Wilson Pollara informou que ele encontra-se em São Paulo, onde realiza consultas médicas para iniciar o tratamento de um câncer no rim. Os advogados disseram ainda que ele vai se manifestar após ter acesso à íntegra do processo.

A defesa de Quesede Ayres também comunicou que se manifestará após acesso à íntegra do processo.

Por meio de nota, a Prefeitura de Goiânia informou que “está colaborando com as investigações da Polícia Civil de Goiás no âmbito da operação Speedy Cash”.

“A administração municipal destaca compromisso com a transparência e a lisura na gestão pública, assegurando que todas as informações e documentos solicitados serão e estão sendo fornecidos para esclarecer os fatos” e que “caberá ao interventor adotar todas as medidas administrativas cabíveis conforme o andamento das investigações”.

Também em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que está colaborando com as investigações.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta