Hoje é 29 de fevereiro de 2024 02:59
Hoje é 29 de fevereiro de 2024 02:59

Exames e atendimentos para Dengue estão sendo realizados nas 42 UBS’s de Aparecida de Goiânia

O atendimento nas unidades de saúde são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem a necessidade de agendamento prévio
Para ser atendido o cidadão deve apresentar os documentos pessoais, cartão SUS e comprovante de endereço // Foto: Rodrigo Estrela

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia anunciou a expansão dos pontos de atendimento imediato a moradores com suspeitas de dengue. A partir desta quinta-feira, dia 1º, os pacientes com sintomas da doença podem dirigir-se diretamente a qualquer uma das 42 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, sem necessidade de agendamento prévio.

A medida visa facilitar o acesso dos moradores aos serviços de saúde. Nas UBSs, os pacientes serão avaliados por um profissional de saúde, que realizará o exame clínico e solicitará os exames laboratoriais necessários para diagnóstico e tratamento da doença.

O atendimento nas UBSs ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para ser atendido sem agendamento, os pacientes precisam apresentar documentos pessoais, cartão SUS e comprovante de endereço. Os atendimentos ocorrem conforme a agenda e capacidade de cada unidade.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Centros de Atendimento Integrado de Saúde (Cais) continuam a atender 24 horas por dia, sem agendamento, os casos mais graves de suspeita de dengue. Além das unidades de urgência, todas as unidades básicas também oferecerão atendimento aberto para casos suspeitos, com triagem inicial realizada por profissionais de saúde.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, destaca que a oferta de atendimento sem agendamento se aplica apenas a casos suspeitos de dengue. Os sintomas comuns incluem febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em casos graves, a doença pode levar a sangramentos, hemorragias e até a morte.

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, reforça a importância de buscar atendimento rápido em caso de suspeita de dengue, destacando que a rede de Aparecida está preparada para proporcionar diagnóstico precoce e tratamento eficaz, contribuindo para a redução de complicações.

Compartilhar em:

Notícias em alta