Famosos, artistas e políticos celebraram nas redes sociais a vitória de Fernanda Torres como melhor atriz no Globo de Ouro, por sua atuação no filme “Ainda estou aqui”, do diretor Walter Salles. A vitória é inédita para o país na categoria. Fernanda concorria com nomes pesados de Hollywood: Nicole Kidman (“Babygirl”), Angelina Jolie (“Maria Callas”), Kate Winslet (“Lee”), Tilda Swinton (“O quarto ao lado”) e Pamela Anderson (“The last showgirl”).
O prêmio, entregue na noite deste domingo (5/1), em Los Angeles, nos Estados Unidos, é um momento histórico para o cinema brasileiro. Os prêmios Globo de Ouro (do inglês, Golden Globe Awards) são anualmente entregues desde 1944 pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood aos melhores profissionais do cinema/televisão no mundo. Em “Ainda estou aqui”, Fernanda interpreta a advogada Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, deputado federal assassinado pela ditadura militar em 1971.
O presidente Lula usou uma rede social para parabenizar a atriz brasileira.
“Emocionante! Fernanda Torres é orgulho do Brasil. Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro pela sua grande atuação no filme Ainda Estou Aqui. Como ela mesma diz: a vida presta. Parabéns!”, publicou o presidente em seu perfil na rede social X.
“Fernanda é versão em português de um nome de origem germânica que significa ‘ousada, corajosa’. E nós, brasileiros, sabemos, mais do que ninguém, que nossas Fernandas são ousadas, corajosas e, também, talentosas. Minhas felicitações à Fernanda Torres”, escreveu o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Os também atores Taís Araújo e Lázaro Ramos festejaram a vitória da colega de profissão: “Ela ganhou! Ela ganhou! E quando uma mulher brasileira conquista o respeito e a admiração por seu trabalho, todas nós nos sentimos um pouco ela. Obrigada Nanda por através do seu trabalho incrível nos afetar em tantos lugares. Te agradeço como mulher, como mãe, como brasileira e como atriz. Viva você! Viva seu talento”, escreveu Taís no Instagram.
“Nanda. Que orgulho da zorra de você. Gritei, chorei, achei lindo ter sido a Viola a entregar. Sei lá… tanta coisa”, acrescentou Lázaro.
O narrador esportivo Galvão Bueno também parabenizou Fernanda Torres: “Olha o que ela fez!! Fernanda Torres!! Vencedora do Globo de Ouro!! Uma conquista espetacular para o cinema brasileiro!! Emocionante!! Ferrrrrnanda Torres… É do Brasil!!”
Parceiro da atriz em “Ainda estou aqui”, Selton Mello estava presente na premiação e comemorou com Fernanda Torres. Ele publicou um texto nas redes sociais: “Eu vi a história sendo feita. Te amo, Fernanda. Quando eu pousar os pés no chão eu falo mais”, escreveu.
“Eunice Paiva, Rubens Paiva, Marcelo Rubens Paiva, o nosso cinema brasileiro. Brasil no topo”, acrescentou Selton.
“Parabéns Fernanda Torres. Viva o cinema brasileiro. Viva a cultura brasileira. Ainda estamos aqui. Eunice, nós nisso. Parabéns”, publicou o cantor Chico César.