Hoje é 30 de janeiro de 2025 11:59

Fieg apoia empresas na expansão para o mercado dos EUA

Entidade classista goiana participou de evento em parceria com a Embaixada norte-americana que contou com 160 empresários de diversos setores
André Rocha, presidente da Fieg, esteve no evento e ressaltou que os EUA são o maior mercado consumidor do mundo e “ocupam posição estratégica no comércio exterior brasileiro” // Foto: Fieg

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) participou, em parceria com a Embaixada dos EUA, do road show Select USA, realizado em Goiânia nesta terça-feira (28/1). O programa do Departamento de Comércio do país tem como objetivo facilitar o investimento de empresas em seu mercado, promovendo o crescimento econômico e gerando empregos. Esta foi a primeira vez que o Centro-Oeste sediou o evento.

A programação reuniu 160 empresários de diversos setores, como agroindústria, tecnologia, alimentos, bebidas, farmacêutico, automotivo e têxtil. Eles participaram de painéis sobre o mercado global, tendências econômicas e estratégias de internacionalização, além de uma rodada de negócios com representantes de estados norte-americanos, como Flórida, Geórgia e Virgínia.

André Rocha, presidente da Fieg, destacou que os EUA são o segundo maior destino das exportações brasileiras e uma ótima oportunidade para empresas goianas.

“Os Estados Unidos ocupam posição estratégica no comércio exterior brasileiro, sendo o segundo maior destino das exportações nacionais e a segunda origem das importações. Receber o Select USA pela primeira vez no Centro-Oeste é uma oportunidade para acesso ao mercado da maior economia do mundo, que acaba de iniciar uma nova era, com a transição da presidência para Donald Trump”, avaliou André Rocha, presidente da Fieg, na abertura do evento.

Além disso, empresários de sucesso que já operam nos EUA compartilharam suas experiências. Jerry O’Callaghan, presidente do Conselho da JBS, contou sobre a entrada da empresa no mercado americano, destacando que conhecer a cultura local é essencial para o sucesso.

“É importante abraçar a cultura e criar conexões com as pessoas locais”, disse Jerry.

Outro exemplo foi a Frutos de Goiás, uma empresa goiana que começou a exportar para os EUA e obteve sucesso no mercado.

“Exportação requer planejamento, validação do produto e investimentos no momento certo”, afirmou Lucca Koch, diretor da empresa.

A masterclass, conduzida pela Drummond Advisors, escritório parceiro da embaixada, orientou os empresários sobre como planejar a entrada no mercado dos EUA, abordando aspectos como tributação, tipos societários e captação de investidores.

“É fundamental estudar o mercado, o cliente e o relacionamento com ele. Temos diferenças culturais e precisamos entender esse processo para nos adaptar e melhorar nossa atuação. Estamos aqui para auxiliar na montagem de todo esse planejamento para que empresas goianas empreendam nos Estados Unidos de forma segura”, explicou Joice Izabel, sócia da Drummond Advisors.

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