Hoje é 15 de janeiro de 2025 10:53

Fortes chuvas causam transtornos em Goiânia e no interior

Na capital foram registrados danos na Marginal Botafogo e em vários bairros; Municípios no interior também passaram alagamentos no perímetro urbano e na zona rural
Centro Meteorológico registrou volume acima do esperado para o mês em várias regiões da capital e em todas as cidades goianas // Fotos: Alex Malheiros

As fortes chuvas registradas em Goiânia neste domingo (12/01) apresentaram volumes acima do previsto pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), com destaque para o Jardim Pompeia, na região norte da capital, que acumulou 145,2 mm, e a Câmara Municipal, na região central, com 131,2 mm. No centro-oeste, o Setor Sul e Campinas também apresentaram altos índices, com 94,8 mm e 92,6 mm, respectivamente. Já em Aparecida de Goiânia, a Vila Brasília registrou 30,6 mm.

De volta à Goiânia, segundo informações do Cimehgo, algumas áreas apresentaram volumes mais moderados, como o Jardim Curitiba (48,6 mm) e o Jardim Olinda (22,8 mm). Em contraste, a Maternidade Célia Câmara, no Vera Cruz, teve o menor registro do dia, com apenas 0,4 mm. Além disso, as rajadas de vento alcançaram 52 km/h na região leste e 36 km/h na região norte, reforçando os impactos climáticos na cidade.

“Em três horas choveu doze vezes o que esperávamos para o mês de janeiro todo na capital. Estamos no verão, período de chuvas intensas que devem continuar nos próximos dias, o que nos deixa em alerta. Estamos monitorando a capital e o interior e trabalhando de forma integrada com as prefeituras para darmos respostas rápidas e evitar incidentes por conta das chuvas”, disse o gerente do Cimehgo, André Amorim.

Ainda na noite de ontem, o prefeito de Goiânia Sandro Mabel publicou três vídeos em seu perfil no Instagram alertando para os riscos possíveis de estar nas ruas durante o período chuvoso. Em um dos vídeos ele anunciou que fechou o túnel Jaime Câmara ao lado do Parque Mutirama, pois o local alagou, assim como em parte da Marginal onde as equipes da Comurg retiraram árvores que caíram, conforme informado pelo prefeito em vídeo.

Nesta manhã de segunda-feira (13/01), em um novo vídeo Mabel aparece ao lado de integrantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Seinfra e da Secretaria de Engenharia de Trânsito em que mostra o prefeito visitando trechos da Marginal Botafogo em que algumas árvores já haviam sido retiradas pela Comurg. Na oportunidade, o prefeito anunciou que irá trabalhar preventivamente na retirada e poda de árvores que possam gerar risco em períodos chuvosos.

“Hoje começamos o dia com uma importante inspeção na Marginal Botafogo para identificar os pontos mais afetados pela chuva e organizar ações que minimizem os transtornos ao longo do dia. Trabalhar de forma integrada é essencial para garantir a segurança e a mobilidade da população”, declarou Mabel.

Segundo previsão do Cimehgo há previsão de chuvas para todas as regiões de Goiás, em especial na região metropolitana. Em Quirinópolis, região sul de Goiás, o lago transbordou e foram registrados quase 80 mm milímetros de chuvas neste domingo, o que causou alagamento em casas provocando perdas materiais na cidade e na zona rural. A prefeitura informou em nota que está trabalhando para acolher as famílias afetadas e que estuda medidas para melhorar o escoamento das águas pluviais em toda a cidade.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta