Passadas as duas etapas protocolares que antecedem a data da posse e início da próxima legislatura na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, que foram as eleições em outubro e a diplomação dos vencedores, dia 1º de janeiro de 2025 se avizinha com a posse do prefeito, vice-prefeito e 25 vereadores no segundo maior colégio eleitoral de Goiás.
Tradicionalmente na história política, no mesmo dia em que são empossados os legisladores municipais se reúnem em sessão extraordinária para definir quem vai presidir os trabalhos no primeiro biênio, bem como quem serão os componentes da Mesa Diretora do legislativo, que no regimento atual tem as funções do presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário.
Campeão nas urnas nestas eleições com 3.841 votos, o vereador eleito para o quinto mandato, Gilsão Meu Povo (MDB) falou à reportagem do Portal Notícias Goiás sobre sua expectativa nesta nova disputa a qual se colocou como candidato logo após o segundo turno em outubro.
“Para mim é motivo de muita alegria receber o diploma pela quinta vez eleito como vereador. É uma nova etapa na minha vida com mais responsabilidade que tenho, o que amplia a cada mandato conquistado reafirmando meu compromisso com o povo e também ao que vim. Depois da posse teremos a eleição da presidência e está praticamente, 99,9% sacramentado essa vitória. Só vitória. Só sucesso”, afirmou.
Ainda cotados para a disputa da presidência da Câmara estão dois políticos experientes na história política de Aparecida de Goiânia. O primeiro é o atual presidente do legislativo André Fortaleza (PL), que foi reeleito com 3.384 votos, e que está no páreo para manter o comando do legislativo, e se eleito, exercerá, a exemplo de Romário Policarpo em Goiânia, o terceiro mandato consecutivo.
Outro candidato que deve postular a função é o filho do ex-prefeito Norberto, Tatá Teixeira (União Brasil) que também tem articulado junto aos vereadores eleitos e reeleitos sua ascensão ao posto. Nossa reportagem pediu um posicionamento às assessorias de André Fortaleza e Tatá Teixeira nesta manhã sobre o andamento de suas campanhas à presidência do legislativo, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para suas manifestações que serão atualizadas aqui.