Goiânia recebe, nesta semana, o Robótica 2024, considerado o maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina. O encontro, que acontece no Centro de Convenções da cidade, começou na terça-feira (12/11) e vai até domingo (17/11), com previsão de mais de 10 mil participantes.
Com entrada gratuita, o evento inclui competições, mostras e congressos dedicados à robótica. A feira é composta por três principais competições: a Competição Brasileira de Robótica Petrobras, a Olimpíada Brasileira de Robótica e a Mostra Nacional de Robótica.
A Competição Brasileira de Robótica Petrobras conta com 16 categorias, nas quais robôs autônomos enfrentam desafios do cotidiano. Entre as provas estão futebol de robôs, drones autônomos e robôs de serviço doméstico. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, afirmou que o evento marca a consolidação do estado como uma referência em tecnologia.
“Receber o Robótica 2024 em Goiás significa ver o estado se destacando no cenário tecnológico do Brasil”, disse.
Voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, a Olimpíada Brasileira de Robótica desafia os participantes a montar e programar robôs para realizar missões de resgate em ambientes simulados. Neste ano, mais de 5 mil alunos se inscreveram para competir.
Já a Mostra Nacional de Robótica oferece uma plataforma para alunos do ensino fundamental ao superior apresentarem projetos científicos sobre o tema. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de expor suas inovações tecnológicas ao público.
José Frederico Lyra Netto destaca o compromisso do Governo de Goiás com a formação de profissionais da área.
“O governador Ronaldo Caiado entende que precisamos formar uma geração inteira em tecnologia, o que irá gerar bons empregos e consolidar nosso estado como um líder em inovação”, afirmou. Desde 2021, quase 13 mil alunos já receberam certificados de cursos gratuitos de tecnologia oferecidos pelas Escolas do Futuro de Goiás.
Promovido pela RoboCup Brasil, com organização da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKCIT), em parceria com o Governo de Goiás, o Robótica 2024 tem como principal objetivo incentivar a educação tecnológica e a inovação. Este ano, foi adotado um formato híbrido, permitindo a participação de equipes presenciais e remotas, incluindo times internacionais.
Durante a cerimônia de abertura, a RoboCup Brasil fez a doação de oito arenas de robótica para escolas estaduais de cinco cidades goianas e para duas unidades municipais de Goiânia. As arenas serão instaladas em escolas de tempo integral e nas Escolas do Futuro, com o intuito de estimular ainda mais os alunos goianos a se envolverem nas competições. O presidente da RoboCup Brasil, Marco Simões, explicou que a doação visa “incentivar cada vez mais a participação de estudantes goianos nas competições de robótica”.
Para a coordenadora do evento, professora Telma Soares, o Robótica 2024 é uma chance para estudantes de diversas idades apresentarem suas criações tecnológicas.
“É a primeira vez que este evento nacional acontece em Goiás, o que coloca o estado no mapa como promotor de ciência e educação tecnológica”, afirmou. Ela ainda ressaltou a presença de mais de 2 mil estudantes, professores e pesquisadores de todo o Brasil e de outros países da América Latina.