Hoje é 22 de dezembro de 2024 15:56

Goiás continua com alerta de risco potencial de chuvas intensas

Previsão indica chuvas de até 50 milímetros por dia com rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora, com variação de sol e nebulosidade
Mananciais monitorados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que estavam abaixo da média voltam à faixa de normalidade devido ao período chuvoso. // Foto: Reprodução

A previsão do tempo para Goiás indica variação entre sol, nebulosidade e a possibilidade de tempestades. O boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) alerta ainda para o risco potencial de chuvas intensas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um aviso de perigo pelo volume pluviométrico, com chuvas que podem chegar a 50 milímetros por dia e ventos de até 60 quilômetros por hora. Nesse cenário, o risco de corte de energia, queda de árvores e alagamentos é baixo.

Ainda segundo o levantamento, o avanço de uma frente fria pela região Sudeste do Brasil favorece a formação de tempestades de terça (10/12) para quarta-feira (11/12) em Goiás.

A Região Oeste e Norte do estado devem ter mínimas de 22°C e máximas de 35°C. No Leste, os termômetros devem registrar temperaturas em torno de 17°C e 34°C. Sul e Sudoeste marcam entre 19°C e 32°C, enquanto a Região Central varia de 19°C até 33°C, conforme informações do Cimehgo.

Com a chegada do período chuvoso, o nível dos mananciais monitorados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) retorna à faixa de normalidade, com algumas variações em determinados pontos.

O Rio Meia Ponte, que abastece Goiânia, registrou elevações com as chuvas. Os níveis estão ligeiramente acima do normal. No caso do Rio Vermelho, monitorado na Cidade de Goiás e Matrinchã, há variações. Na Cidade de Goiás, os níveis estão normais e acima da mediana. Já em Matrinchã, após uma recuperação temporária, os níveis voltaram a cair.

No Rio Araguaia, os níveis seguem normais em Aragarças, Aruanã e Nova Crixás (Bandeirantes). Apesar de um pico recente em Aragarças, o rio continua dentro dos parâmetros normais. Já em Aruanã e Bandeirantes, os níveis estão um pouco acima da média histórica.

O Rio Saia Velha, em Valparaíso de Goiás, e o Rio Turvo, em Edéia, apresentam níveis acima da média histórica, mas sem ultrapassar a zona de normalidade. Por fim, o Rio Verde (Verdão), que enfrentava situação crítica em Paraúna e Maurilândia, voltou à normalidade, com níveis próximos à mediana.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta