A previsão do tempo para Goiás indica variação entre sol, nebulosidade e a possibilidade de tempestades. O boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) alerta ainda para o risco potencial de chuvas intensas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um aviso de perigo pelo volume pluviométrico, com chuvas que podem chegar a 50 milímetros por dia e ventos de até 60 quilômetros por hora. Nesse cenário, o risco de corte de energia, queda de árvores e alagamentos é baixo.
Ainda segundo o levantamento, o avanço de uma frente fria pela região Sudeste do Brasil favorece a formação de tempestades de terça (10/12) para quarta-feira (11/12) em Goiás.
A Região Oeste e Norte do estado devem ter mínimas de 22°C e máximas de 35°C. No Leste, os termômetros devem registrar temperaturas em torno de 17°C e 34°C. Sul e Sudoeste marcam entre 19°C e 32°C, enquanto a Região Central varia de 19°C até 33°C, conforme informações do Cimehgo.
Com a chegada do período chuvoso, o nível dos mananciais monitorados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) retorna à faixa de normalidade, com algumas variações em determinados pontos.
O Rio Meia Ponte, que abastece Goiânia, registrou elevações com as chuvas. Os níveis estão ligeiramente acima do normal. No caso do Rio Vermelho, monitorado na Cidade de Goiás e Matrinchã, há variações. Na Cidade de Goiás, os níveis estão normais e acima da mediana. Já em Matrinchã, após uma recuperação temporária, os níveis voltaram a cair.
No Rio Araguaia, os níveis seguem normais em Aragarças, Aruanã e Nova Crixás (Bandeirantes). Apesar de um pico recente em Aragarças, o rio continua dentro dos parâmetros normais. Já em Aruanã e Bandeirantes, os níveis estão um pouco acima da média histórica.
O Rio Saia Velha, em Valparaíso de Goiás, e o Rio Turvo, em Edéia, apresentam níveis acima da média histórica, mas sem ultrapassar a zona de normalidade. Por fim, o Rio Verde (Verdão), que enfrentava situação crítica em Paraúna e Maurilândia, voltou à normalidade, com níveis próximos à mediana.