Hoje é 20 de janeiro de 2025 19:36

Goiás continua com chuvas intensas e possibilidade de tempestades

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para risco potencial de quedas de energia, alagamentos e descargas elétricas
Polícia Rodoviária Federal recomenda que, caso a visibilidade esteja ruim, motoristas parem o veículo em local seguro e esperem a tempestade passar // Foto: Portal NG

A previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) indica que o tempo deve continuar chuvoso em todo o estado até o próximo domingo (26/11). A combinação do calor e da umidade favorece a formação de áreas de instabilidade com possibilidade de tempestades acompanhadas de rajadas de vento e raios.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (20/1), um alerta amarelo de perigo potencial para as chuvas intensas, que podem variar entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia, com rajadas de vento que podem chegar a 60 quilômetros por hora.

O órgão recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores pelo risco de descargas elétricas. Já para os motoristas, é recomendado não estacionar os veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. A Polícia Rodoviária Federal reforça que, caso a visibilidade não seja boa, é necessário parar em um local seguro, ligar o pisca-alerta e esperar a chuva passar.

De acordo com o Cimehgo, a região norte e oeste de Goiás devem registrar temperaturas entre 22°C e 34°C. Nas cidades localizadas nas partes sudoeste, sul e central, as temperaturas máximas devem ficar em torno de 19°C e as mínimas de 32°C. No leste de Goiás, os termômetros devem marcar entre 17°C e 33°C. A previsão indica sol e nebulosidade, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas em todo o estado.

Os principais mananciais monitorados em Goiás estão com níveis dentro da normalidade, apesar de variações regionais. O Rio Araguaia, referência hídrica no estado, apresenta níveis próximos à média histórica em Aragarças, enquanto em Aruanã e Bandeirantes está abaixo da média, mas ainda na faixa normal.

Outro destaque é o Rio Meia Ponte, importante para a região metropolitana de Goiânia, que se mantém próximo à mediana após registrar elevações com o início das chuvas. De forma geral, os rios mostram sinais de recuperação, embora alguns ainda enfrentem situações pontuais de baixa, como o Rio Vermelho em Matrinchã.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta