Hoje é 8 de maio de 2025 14:37

Goiás receberá 76 novos profissionais do Mais Médicos

Programa do Ministério da Saúde do Governo Federal vai ampliar o atendimento em cidades goianas; Veja os municípios que serão contemplados
Cerca de 24 cidades em Goiás estão classificadas como de alta ou média vulnerabilidade, reforçando necessidade de novos profissionais // Foto: Jerônimo Gonzales / MS

O Governo Federal lançou um novo edital do Mais Médicos, com 3.174 vagas para fortalecer a atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições seguem abertas até o dia 8 de maio, contemplando 1.620 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) em todas as 27 unidades federativas e podem ser feitas aqui. A prioridade é atender áreas de alta e média vulnerabilidade, com foco em municípios de pequeno e médio porte.

Em Goiás, serão 76 novas vagas distribuídas em 42 municípios, com destaque para Luziânia, que receberá sete médicos. Entre as cidades goianas, 24 estão classificadas como de alta ou média vulnerabilidade, reforçando a presença de profissionais em áreas que tradicionalmente enfrentam escassez de médicos. A meta é garantir atendimento de qualidade e fortalecer o SUS no interior do estado. 

Os profissionais interessados devem se inscrever de acordo com seu perfil: médicos formados no Brasil, médicos brasileiros formados no exterior ou médicos estrangeiros habilitados. Estes últimos precisam passar pelo Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), que inclui treinamento em situações de urgência, emergência e doenças prevalentes nas áreas atendidas.

Os médicos selecionados irão integrar as equipes de Saúde da Família, promovendo cuidados primários próximos à comunidade. Esse modelo é essencial para prevenir doenças e reduzir a sobrecarga nos hospitais, além de facilitar o acesso a exames e tratamentos especializados quando necessário. As informações dos pacientes são registradas no Prontuário Eletrônico (e-SUS APS), permitindo maior integração entre os diferentes níveis de atendimento.

Além de ampliar o acesso à saúde, o programa oferece oportunidades de formação para os profissionais, incluindo especialização em Medicina de Família e Comunidade, mestrado e doutorado em Saúde da Família. Essa qualificação contínua é vista como um dos pilares do Mais Médicos, garantindo profissionais capacitados para atender as necessidades das populações mais vulneráveis.

Saibam quais são as cidades goianas contempladas e a quantidade de médicos

Entre as cidades goianas que receberão novos médicos estão: Luziânia (7), Goiânia (5), Campos Belos (4), Goianira (4), Aparecida de Goiânia (3), Cavalcante (3), Planaltina (3), Edealina (2), Mossâmedes (2), Nova Veneza (2), Piracanjuba (2), Pires do Rio (2), Águas Lindas de Goiás (2), Alvorada do Norte (2), Cachoeira Alta (2), Itapaci (2), Trindade (2), Vila Boa (2), Cocalzinho de Goiás (2), Anhanguera (1), Abadia de Goiás (1), Buriti Alegre (1), Buriti de Goiás (1), Caçu (1), Carmo do Rio Verde (1), Itaguaru (1), Rialma (1), São Luiz do Norte (1), Uirapuru (1), Uruaçu (1), Vila Propício (1), Água Fria de Goiás (1), Cabeceiras (1), Cidade Ocidental (1), Divinópolis de Goiás (1), Heitoraí (1), Joviania (1), Mambaí (1), Mutunópolis (1), São João D’Aliança (1), Senador Canedo (1) e Santo Antônio do Descoberto (1).

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta