Hoje é 5 de janeiro de 2025 17:13

Goiás registra 38,3 mil novas empresas em 2024

Estado mantém trajetória de crescimento com recorde de abertura de novos empreendimentos pelo segundo ano consecutivo
Governo destaca facilidade em abrir novas empresas, trâmite para obtenção de um CNPJ é realizado 100% online, com tempo médio de conclusão de 24 horas // Foto: Juceg

O estado de Goiás fechou o ano de 2024 com 38.306 novas empresas registradas, consolidando um novo recorde pelo segundo ano consecutivo. O número ultrapassou em quase 5 mil o total de 2023, que foi de 33.847, confirmando o ambiente favorável ao empreendedorismo no estado.

Os dados são da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) e excluem as empresas classificadas como Microempreendedores Individuais (MEIs). Segundo o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, o desempenho reflete o esforço conjunto para simplificar processos e atrair novos empreendimentos.

“A quebra do recorde já era realidade, uma vez que alcançamos o número de 2023 ainda em novembro. Agora sabemos que são quase 5 mil empresas a mais, de um ano para o outro. É a prova de que nossos esforços para facilitar a vida de quem quer empreender em Goiás têm dado muito certo”, destacou o presidente.

Somente em dezembro, 2.030 novas empresas não MEI foram registradas no estado. Atualmente, Goiás conta com 537.494 empresas ativas fora do perfil MEI, enquanto o total de CNPJs ativos, incluindo os microempreendedores individuais, chega a 1.180.509.

Os números mostram que 30,5% das empresas ativas estão concentradas em Goiânia. Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Valparaíso de Goiás complementam a lista dos cinco municípios goianos com maior número de empresas.

Outro dado relevante é o número de empresas de grande porte: 1.999 negócios registrados possuem capital social superior a R$ 500 mil, reforçando o potencial econômico do estado.

Segundo os gestores da Junta Comercial, um dos fatores que impulsionam o crescimento no número de empresas em Goiás é a simplificação no processo de abertura. Todo o trâmite para obtenção de um CNPJ é realizado de forma 100% online, com tempo médio de conclusão de apenas 24 horas.

“Seguramente, fecharemos este ano com um desempenho extraordinário. Nosso sistema eficiente e rápido é um diferencial para atrair empreendedores e fortalecer a economia local”, ressaltou Euclides Barbo Siqueira quando o recorde do ano anterior foi batido.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta