Mais de 40 serviços gratuitos estão disponíveis à população de Aparecida de Goiânia até o próximo sábado (22/3) no Goiás Social Mulher, no setor Garavelo Residencial Park, próximo à Rodovia GO-040 (saída para Aragoiânia). Realizado pelo Governo de Goiás e prefeitura de Aparecida, junto com instituições e empresas parceiras, o evento presta serviços às mulheres e suas famílias, com atendimentos em saúde, emissão de documentos, estética, capacitação profissional e oportunidades de emprego, entre outros.
A programação foi aberta nesta quinta-feira (20/3) pelo prefeito Leandro Vilela, primeira-dama Lana Bezerra, governador Ronaldo Caiado, vice-governador Daniel Vilela, pela primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado e pelo ex-prefeito Gustavo Mendanha. O atendimento segue até sábado (22), na Rua 9E, ao lado da Maternidade Maria da Cruz, com expectativa de atender mais de 100 mil pessoas. Na sexta-feira o atendimento ocorre das 8h às 17h e, no sábado, das 8h às 12h.
Coordenadora do evento, a primeira-dama Gracinha Caiado, que é presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), conclamou os moradores, especialmente as mulheres, a aproveitar o Goiás Social em Aparecida: “Além dos serviços e benefícios sociais, serão oferecidas 6 mil vagas de emprego e para capacitação”.
O vice-governador Daniel Viela lembrou que o programa dá oportunidade de atendimento àquelas pessoas que precisam de serviços públicos e têm dificuldade de ir até os órgãos públicos.
“Estamos aqui fazendo o máximo possível para ofertar serviços que atendam a todas as necessidades que as mulheres aparecidenses precisam em relação ao Governo estadual e à prefeitura de Aparecida, já que o prefeito Leandro Vilela é parceiro e traz pra cá todos os órgãos da prefeitura também”, afirmou Daniel ao PORTAL NG.

Leandro Vilela destacou que o evento marca também “a reconstrução de Aparecida”.
“Estamos num esforço coletivo, com a Câmara Municipal, para reestruturar a cidade novamente com tudo aquilo que queremos e precisamos; e o Governo de Goiás tem sido um esteio para nós aqui”, disse Vilela agradecendo a Caiado, Daniel e aos vereadores, que compareceram liderados pelo presidente da Câmara, Gilsão Meu Povo.
A abertura do Goiás Social Mulher em Aparecida foi prestigiada também pelas secretárias Mayara Mendanha (Assistência Social) e Carolina Araújo (Mulher); pelo presidente da Câmara, Gilsão Meu Povo, acompanhado dos vereadores e pelos demais secretários municipais, além dos deputados estaduais Veter Martins, Vivian Naves e Cristóvão Tormin.
Presente no lançamento, o vereador Gleison Flávio (PL) convocou a população a usufruir dos serviços oferecidos: “Venha pra cá. É tudo gratuito, em parceria do Governo de Goiás e a prefeitura
Saúde, assistência social e vagas de empregos
Segundo a organização, o Goiás Social dá acesso a consultas médicas com clínico geral, exames oftalmológicos realizados em parceria com o Hospital de Olhos da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG), ultrassonografias, testes rápidos para ISTs (HIV, sífilis e hepatites), vacinação, atendimento odontológico e aferição de pressão e glicose. A Carreta da Mamografia também está no local realizando exames preventivos.
Há ainda um espaço dedicado ao planejamento familiar, com orientações sobre inserção de DIU, laqueadura e vasectomia, além de serviços relacionados ao cartão SUS. Para aquelas que buscam uma nova oportunidade no mercado de trabalho, o evento oferece vagas de emprego, além de inscrições para cursos profissionalizantes oferecidos pelo programa Retomada, que inclui capacitações do Cotec, oficinas de beleza e cursos técnicos em diversas áreas.

Na área da assistência social, as mulheres podem atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) para acessar programas sociais e solicitar benefícios como o cartão Mães de Goiás. A OVG está entregando kits enxoval para gestantes e mães de recém-nascidos, além de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, fraldas geriátricas e infantis, muletas, bengalas e outros itens assistenciais.
Moradora do Garavelo, a dona de casa Eva Nunes Correia compareceu com seus quatro filhos, de 11 meses, 2, 7 e 9 anos, para buscar fraldas infantis e consultar toda a família com o oftalmologista.
“Isso torna tudo mais prático, melhora para a gente porque dá para resolver tudo no mesmo dia”, disse.
Entrega de escrituras, documentos e orientação jurídica
A Secretaria de Habitação e a Agehab fazem a entrega de escrituras de imóveis para famílias de baixa renda, garantindo segurança habitacional a muitos cidadãos. Outro destaque do evento é a emissão de documentos. A Polícia Civil está no local emitindo carteiras de identidade, enquanto o Vapt Vupt disponibiliza emissão de CPF, segunda via de boletos do IPVA e CRLV, além do agendamento de outros atendimentos.
Para quem precisa de orientação jurídica, a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça oferecem assistência gratuita em processos de divórcio, guarda de filhos, reconhecimento de paternidade, regularização de pensão alimentícia e solicitação de medidas protetivas para mulheres vítimas de violência doméstica.
O evento tem ainda com serviços da emissão de cartões de estacionamento para pessoas com deficiência (PCD) e idosos; negociação de débitos, cadastramento na tarifa social e emissão de segunda via de contas de água da Saneago, além de espaço recreativo com pula-pula e multipark para crianças.

‘Governo serve para cuidar das pessoas’, diz Caiado
Ao falar com a imprensa, o governador Ronaldo Caiado reforçou que a gestão de Leandro Vilela tem apoio integral de sua administração para entregar obras e serviços em grandes volumes como o do Goiás Social Mulher em Aparecida. O evento, segundo ele, entregará 1,2 mil cartões a mulheres inscritas no programa Mães de Goiás, entre outros benefícios.
“Nós cuidamos de todo mundo, dos que acabaram de nascer até os que têm mais idade, porque é para isso que serve o governo, para cuidar de todas as pessoas”, pontuou.
Gracinha Caiado ratificou a fala do governador e completou: “Vocês podem contar sempre com o Ronaldo Caiado e comigo, porque, enquanto estivermos no governo, nós estaremos cuidando de quem precisa”.