O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuvas intensas em Goiás neste sábado (30/11) e domingo (01/12). A previsão indica precipitação entre 30 a 60 mm/h, acompanhada por ventos que podem variar de 60 a 100 km/h. Com isso, existe o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Nesta sexta-feira (29/11), as fortes chuvas que atingiram Goiânia e a região metropolitana já haviam causado transtornos. Durante a tarde, carros foram arrastados pela enxurrada e casas foram invadidas pela água.
O motorista de uma caminhonete, que tentava entrar no veículo, foi arrastado e ficou preso sobre o carro na Avenida José Leandro da Cruz, no Parque Amazônia. Pessoas que passavam pelo local se juntaram para ajudar o homem.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, um bombeiro que estava de folga no momento do incidente prestou os primeiros socorros e acionou a corporação. Ele foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com um quadro de parada cardiorrespiratória e encaminhado para o hospital.
Já na Avenida Castelo Branco, um motociclista e o garupa caíram ao tentar passar pela enxurrada. Eles conseguiram se levantar depois que um carro à frente deles desviou o volume de água.
No Parque Amazônia, as ruas também ficaram alagadas, chegando a arrastar veículos leves. Vídeos gravados pela população mostram a água chegando até o teto de carros parados na calçada. Casos parecidos foram registrados também na Avenida T-9 e no Parque Cascavel.
Em Aparecida de Goiânia, uma casa ficou completamente alagada no Setor Independência Mansões. Moradores do Setor Parque Industrial João Braz, em Goiânia, também relatam que a água invadiu as casas e que a situação é frequente na região. No Jardim Atlântico, o Parque Cascavel alagou e chegou a transbordar, tomando conta de parte da rua.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), as fortes chuvas são causadas por uma frente fria que avança pela região Sudeste do Brasil. Dessa forma, o sábado e domingo em Goiás terão sol com variação de nebulosidade e possibilidade de tempestades, acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas.